Destaques

Demissão de Maynard sinaliza debandada dos generais do governo Bolsonaro. Por José Cássio

Bolsonaro e o general Maynard: quem quer ter seu nome atrelado a um presidente cujo nome está relacionado ao assassinato de uma parlamentar? (Imagem: reprodução)

As especulações oficias dão conta de que o pedido para sair é decorrência de boicote imposto pelo ministro Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral da Presidência, do qual era subordinado.

Extra-oficiamente, a versão é outra: o general Maynard Marques de Santa Rosa pediu demissão da chefia da Secretaria de Assuntos Estratégicos, nesta segunda-feira, 4, junto com outros três militares, por causa dos sucessivos escândalos envolvendo Bolsonaro e filhos.

Sinaliza que militares que não pertencem ao ‘núcleo duro’ do clã estão incomodados e que a porta está aberta para uma debandada geral.

O ambiente de crise transpareceu de vez no final da tarde quando o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, fechou a cara ao ser perguntado sobre o motivo da saída e disse que a questão deveria ser feita diretamente ao general, “uma vez que a exoneração se deu a pedido dele”.

Por que Santa Rosa pediria demissão se compactua com propostas centrais de Bolsonaro?

Sempre foi um crítico mordaz da Comissão da Verdade. Planejava um decreto para a criação de um programa de desenvolvimento da Amazônia e defendia com fervor a construção de uma usina hidrelétrica no Rio Trombetas, na cidade Oriximiná, no estado do Pará.

O general também defende que a tese do aquecimento global é uma mentira cientificamente comprovada e diz que o problema dos negros foi resolvido com a Lei Áurea.

Um bolsonarista clássico que sai pisando em ovos naquele que talvez seja o momento mais difícil do governo, com o presidente acuado por suspeita de participação na morte de Marielle, o filho Flávio tentando se esquivar do escândalo do caso Queiroz e Eduardo fazendo ginástica para se livrar da cassação após defender a volta do AI-5.

Bolsonaro agora está entregue a um pequeno grupo que envolve os filhos e gente como Jorge Oliveira, chefe da Secretaria-Geral e que vem a ser filho do capitão do Exército Jorge Francisco, morto em abril de 2018 e que por 20 anos atuou como seu chefe de gabinete na Câmara, além de ter exercido a mesma função no gabinete de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Neste momento, a paranoia que persegue a família é o medo de traição.

A que persegue gente como Maynard Marques de Santa Rosa e os três generais que saíram com ele é ter o nome envolvido em um caso assombroso de assassinato de uma parlamentar e de, entre outras coisas, desviar dinheiro público através de uma rede de funcionários fantasmas comandada por um miliciano.

Os próximos dias vão trazer as respostas para essas e outras questões.

Uma coisa, no entanto, é certa: a demissão de forma tão abrupta de quatro generais sinaliza que os Bolsonaros já não inspiram tanta confiança.

Jose Cassio

JC é jornalista com formação política pela Escola de Governo de São Paulo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Jose Cassio

Recent Posts

Nos EUA, congressistas brasileiros encontram deputado que investigou Trump

Congressistas brasileiros e norte-americanos estão prestes a divulgar um manifesto conjunto em defesa da democracia.…

2 horas ago

Governador do RS diz que Porto Alegre terá enchente jamais vista

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), em uma transmissão ao vivo…

2 horas ago

Ao CNJ, Gabriela Hardt admite erro em caso da Lava Jato e critica sucessor de Moro

Gabriela Hardt, conhecida por seu papel como juíza substituta nos casos da Lava-Jato no Paraná,…

3 horas ago

Filhos do fundador das Casas Bahia brigam na justiça pela herança do pai

A disputa pela herança de Samuel Klein, fundador da Casas Bahia, atingiu um novo patamar…

4 horas ago

Ação contra ex faz juíza dos EUA se irritar com Valdemar e pedir sua presença no país

Nesta quinta-feira (2), uma audiência judicial virtual nos Estados Unidos envolvendo um processo movido pelo…

4 horas ago

Essencial: Lula envia R$ 55 milhões ao RS; Bruno Paes Manso fala ao DCM sobre ligações de prefeituras com o PCC

https://www.youtube.com/watch?v=4KyxpJKiyLo Professor Viaro faz o giro de notícias e entrevista os escritores Bruno Paes Manso…

4 horas ago