Depoimentos falsos, curas milagrosas, tenista decadente…: o que está por trás do merchã de Bolsonaro

Atualizado em 5 de julho de 2023 às 1:37

Em entrevista à Rede Jovem Pan na última segunda-feira (3), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez um desabrido merchandising de um suplemento alimentar que estaria para ser lançado nos Estados Unidos (veja vídeo acima).

Trata-se do “Sea Life Algae Marine”, produto que, segundo seu próprio fabricante,  é “um rico composto mineral 100% orgânico extraído de algas marinhas do Mar do Caribe, proveniente das profundas águas azuis da Jamaica.”

Segundo Jair Bolsonaro, o Sea Life Algae Marine está para ser lançado nos Estados Unidos, mas a loja virtual da marca já vende o produto por US$ 97,89 (crédito: reprodução)

A Sea Life Corp. se vende como uma empresa norte-americana que produz no país e comercializa um suplemento alimentar à base de algas marinhas jamaicanas que possuem uma série de propriedades medicinais, servindo para curar pressão alta, inflamação no nervo ciático, reduzir celulite, problemas de articulação e até síndrome do pânico, de acordo com os depoimentos de clientes satisfeitos que constam no site da empresa.

Quer dizer: Jair Bolsonaro afirmou, na Jovem Pan, que o produto estava para ser lançado nos Estados Unidos, mas já existiriam diversos clientes satisfeitos com o Sea Life Algae Marine, conforme exibe o site da empresa.

A grande maioria desses clientes é brasileira, e o ex-tenista Jaime Oncins está entre eles.

Clientes brasileiros aprovam o Sea Life Algae Marine, incluindo o ex-tenista Jaime Oncins (dir) (crédito: reprodução)

Em vídeo publicado há duas semanas, o atleta afirma que “foi apresentado ao produto ‘há um tempo'”, começou a tomar, e o composto foi responsável por sua volta à prática de esportes, após ter se afastado das quadras com insolúveis problemas no quadril. Assista:

Além de Jaime Oncins, consta outro cliente satisfeito, chamado Bruno Borges. Em seu depoimento, mostrando um braço já totalmente cicatrizado, ele conta como o Sea Life Alga Marine ajudou com que ele voltasse a ter o movimento do membro, após um acidente que resultou em múltiplas fraturas expostas.

No vídeo abaixo, Bruno Borges afirma:

“Eu não conseguia segurar um garfo (com o braço acidentado), mas tudo mudou quando eu conheci a Sea Life. A Sea Life foi um produto milagroso na minha vida. Eu conheci um amigo que tinha esse produto, e ele me insistiu demais para que eu tomasse esse produto. Eu disse, ‘cara, eu já tomei de tudo, já tomei tantas coisas…’, mas ele falou assim, ‘experienta Sea Life, experimenta esse produto e você vai ver o que vai acontecer na sua vida'”.

Não se pode afirmar coisa alguma sobre a veracidade do depoimento de Jaime Oncins. Já sobre o testemunho de Bruno Borges, é possível afirmar: é tudo mentira.

Bruno Borges é diretor executivo da Sea Life desde o lançamento da empresa (o lançamento de fato, no Brasil, e não o anunciado por Bolsonaro, nos Estados Unidos), há um ano.

Ninguém apresentou o Sea Life para Bruno Borges porque foi ele quem lançou o produto. Lançou há nove meses, e com o braço que teria sofrido múltiplas fraturas já completamente cicatrizado. Assista ao vídeo abaixo:

Além de Borges, os outros executivos da empresa são Fernando Martins (CEO) e Clayton Ramsay, sócio da empresa nos Estados Unidos.

Fernando Martins, CEO da Sea Life Algae Marine (crédito: reprodução)
Clayton Ramsay, parceiro da Sea Life Algae Marine nos EUA (crédito: reprodução)

Oficialmente, a Sea Life não comercializa seu produto no Brasil, tornando mais difícil de explicar o fato de a grande maioria dos depoimentos de clientes ser do Brasil. A empresa não possui site em português, apenas em inglês, e o canal corporativo da companhia no Youtube possui apenas dois vídeos (os dois com menos que 100 visualizações até a publicação desta reportagem) e nenhum canal de vendas, a não ser o telefone do próprio diretor executivo, Bruno Borges, com um número dos Estados Unidos.

O diretor executivo é também o responsável pelo atendimento telefônico de clientes e interessados pelo Sea Life Algae Marine (crédito: reprodução)

Que bons ventos soprem na Sea Life Algae Marine após o merchandising do ex-presidente.