Deputada Thainara Faria denuncia novo episódio de racismo sofrido dentro da Alesp

Atualizado em 31 de março de 2023 às 21:25
Thainara Faria em seu gabinete: deputada voltou a ser vítima de racismo dentro da Alesp – Reprodução/Instagram

Mais jovem deputada da atual composição da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a petista Thainara Faria foi às redes sociais na tarde desta sexta-feira (31) para denunciar novo episódio de racismo do qual foi vítima dentro da própria Casa.

Em um vídeo em sua página no Instagram, Faria contou que não foi autorizada a assinar um livro de presença para deputados e deputadas, mesmo após ter participado por mais de três horas de um evento em que estava identificada como parlamentar. “E eu vou perguntar para vocês: isso foi um mal entendido?”, indagou no vídeo.

“Faço questão de postar o vídeo chorando, primeiro pra mostrar que o racismo dói, machuca, o racismo MATA. E segundo pra mostrar que a gente não é forte o tempo inteiro”, escreveu na legenda da postagem.

Este não foi o primeiro episódio do tipo vivenciado por Thainara Faria. Logo no dia da posse como deputada, no último dia 15, ela disse ter sido confundida com assessora por diversas vezes, e denunciou a questão racial envolvida.

“Por mais de dez vezes, fiz questão de contar, eu fui confundida com assessora e foi muito difícil para mim, porque eu consigo materializar o racismo naquele espaço”, disse, em entrevista ao Brasil de Fato na ocasião. “Após a posse, alguns policiais e servidores da casa já me reconhecem como deputada, mas, mesmo assim, eu continuo tendo dificuldade de transitar naquele espaço”.

Publicado originalmente no Brasil de Fato

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link