Saiba o que derrubou WhatsApp, Facebook e Instagram

Atualizado em 4 de outubro de 2021 às 16:49
Veja o WhatsApp
WhatsApp. Foto: Agência Brasil

WhatsApp, Facebook e Instagram apresentam instabilidades ao mesmo nesta segunda (4). Estão fora do ar. Problema visto pelas plataformas ainda não foi explicado oficialmente, mas os usuários que tentam acessá-las encontram um erro chamado “5XX Server Error”.

LEIA MAIS:

1 – Queiroga ficou com medo de ser demitido e antecipou volta

2 – DCM Ao Meio-Dia: Jornais blindam Paulo Guedes; Hang escondeu offshores por 17 anos; Ciro Gomes nos atos

3 – Pandora Papers: líderes latino-americanos negam atividades ilegais

O que fez WhatsApp, Facebook e Instagram caírem?

A explicação é que esse código que as pessoas encontraram dá pistas sobre o que está acontecendo.

Segundo o site TechTudo, o aviso de “5XX Server Error” significa, de forma simples, que o problema está sendo ocasionado por uma falha nos servidores do serviço.

Isso significa, de maneira prática, que o erro ocorre quando o servidor. Vem do computador central de cada uma dessas plataformas, que não consegue completar a solicitação do usuário e, por isso, não tem como exibir a informação desejada.

Considerando o caso do WhatsApp, as mensagens pararam de ser enviadas, enquanto Facebook e Instagram interromperam a exibição de postagens e fotos.

5XX, também chamado de “Erro 500”, costuma aparecer algumas vezes no dia a dia, quando sites apresentam problemas, e em alguns casos pode até ser resolvido pelo próprio usuário. Na situação dos erros de WhatsApp, Facebook e Instagram, porém, a empresa ainda não solucionou a questão nos seus servidores, logo é necessário aguardar.

“Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”, diz o comunicado oficial da companhia.

Mark Zuckerberg, o dono do Facebook, também é proprietário do Instagram e do WhatsApp.

Internacionalmente, a especulação é que a pane estaria relacionada com um gargalo da estrutura de telecomunicações. O recurso chamado de DNS, que converte os endereços dos sites em números IP estaria falhando nos sistemas do Facebook, o que interromperia os serviços e poderia levar ao erro 500.