Desmilitarização: Lula transfere agência de inteligência do GSI para Casa Civil

Atualizado em 2 de março de 2023 às 6:38
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Casa Civil, Rui Costa – Foto: TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) transferiu a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) para a Casa Civil, pasta comandada pelo ministro Rui Costa.

A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (2) do DOU (Diário Oficial da União). O documento é assinado por Lula, Esther Dweck, ministra da Gestão, e Rui Costa. Com a transferência, a Agência não ficará mais sob controle de militares.

A mudança acontece quase dois meses após os atos terroristas promovidos por simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas sedes dos três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro. Mais de presas 1.400 pessoas foram presas entre os dias 8 e 9 de janeiro. Destas, 767 permaneciam presas até esta terça-feira (28).

Bolsonaristas deixando o acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília — Foto: Eraldo Peres/AP

A ideia surgiu durante a fase de transição de governo, uma vez que integrantes da equipe de Lula ficaram incomodados com a composição ideologizada que o GSI passou a ter no governo Bolsonaro. O objetivo, no entanto, é desmilitarizar a agência responsável por informações estratégicas do governo federal.

O GSI, chefiado pelo general Augusto Heleno até ano passado, agora está sob comando do general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias. Ele comandou a segurança da presidência da República durante os dois primeiros mandatos do presidente petista.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link