#DesmonetizaJP alcança marca de 35 empresas que retiraram anúncios da Jovem Pan

Atualizado em 24 de janeiro de 2023 às 14:00
Microfone Jovem Pan
Foto: Reprodução

Na manhã desta terça-feira (24), o Sleeping Giants Brasil, um movimento ativista de consumidores contra o financiamento do discurso de ódio e das fake news, após entrar com uma ação no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) contra o canal da Jovem Pan no YouTube, divulgou uma lista com as empresas que abandonaram a rádio.

A organização ativista, um dos movimentos mais conhecidos contra as notícias falsas, que são geralmente divulgadas em larga escala pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros canais de extrema-direita, está tentando acabar com as receitas de publicidade da Jovem Pan, que dissemina fake news.

A organização também foi responsável por criar levantamento sobre a divulgação de vídeos da Jovem Pan. Segundo a Sleeping, a emissora já teria deletado 417 vídeos que conteriam ataques ao sistema eleitoral, informações falsas sobre a vacina contra a Covid-19, discurso de ódio, desinformação sobre a emergência climática e incitação aos atos terroristas.

Até esse momento, com a campanha “#DesmonetizaJP”, 35 empresas que eram anunciadoras da emissora deixaram de veicular propagandas na emissora bolsonaristas. Alguma das empresas são: Amazon Brasil, Toyota, Tiktok, Electrolux, Renner, 123Milhas entre outras.

O perfil do conjunto ainda mostra comentaristas da Jovem Pan apoiando os atos golpistas nos EUA e no Brasil, e indicando que as vitórias dos presidentes Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teriam ocorrido por meio fraude. Além disso, divulgam informações sobre as notícias falsas.

Em uma mensagem divulgada pelo conjunto, eles agradecem a participação dos membros e divulgaram links para que seus “voluntários” pudessem agradecer as empresas que deixaram a JP.

“Segue a lista atualizada das 35 empresas que tiraram anúncios da Jovem Pan por não compactuarem com discursos antivacina, disseminação de mentiras, de incitação a atos golpistas, dentre outros. Vocês são os responsáveis pelo sucesso da campanha, parabéns”, escreveu na mensagem.

Em uma tentativa de evitar mais problemas e futuros processos, a Jovem Pan decidiu demitir os comentaristas Rodrigo Constantino, Paulo Figueiredo e Zoe Martinez. Na última terça-feira (10), os jornalistas já haviam sido afastados da emissora por tempo indeterminado.

Apesar de bater a marca de 35 empresas, o movimento ainda continua buscando promover a campanha para alcançar novas empresas.

Veja a lista de empresas:

1 – Tim Brasil
2 – Quinto Andar
3 – Burger King
4 – Natura
5 – Portal IG
6 – Ponto Frio
7 – Oi
8 – Lojas Renner
9 – Sandálias Ipanema
10 – Evino
11 – Subway Brasil
12 – Amazon Brasil
13 – Sprite
14 – Anhanguera
15 – Cielo
16 – Electrolux
17 – Flexform
18 – Trivago
19 – Colgate
20 – Reserva
21 – Risqué
22 – 123Milhas
23 – Caoa Chery
24 – Banco Safra
25 – HBO MAX
26 – Nissan
27 – Toyota
28 – Espetinhos Mimi
29 – Boston Medical Group
30 – Bob’s
31 – Lellis Trattoria
32 – TikTok
33 – Epson
34 – Naturgy
35 – Unopar

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link