DF fechará a Esplanada e a Praça dos Três Poderes no 7 de setembro

Atualizado em 4 de setembro de 2023 às 22:06
Sala de reunião cheia
Reunião do Gabinete de Mobilização Institucional criado pelo governo do DF – Foto: Renato Alves/Agência Brasil

Autoridades do Distrito Federal estão se mobilizando para garantir um ambiente tranquilo no primeiro desfile cívico do Dia da Independência após o governo de Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com informações da Veja, o governo do DF elaborou um rígido protocolo de segurança para evitar ataques na próxima quinta-feira, feriado de 7 de setembro. O objetivo é coibir protestos como o de 8 de janeiro, quando manifestantes golpistas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

A partir das 21h de quarta-feira (6), a Esplanada dos Ministérios será fechada para a circulação de veículos. Já às 6h de quinta-feira, as vias nos arredores da Ponte Juscelino Kubitschek serão bloqueadas para abrigar os veículos blindados que farão parte do desfile.

O trânsito só será liberado após a dispersão do público, o que vai depender da avaliação das autoridades locais. Já a circulação na Praça dos Três Poderes será restrita e os prédios públicos terão proteção reforçada com grades.

Agentes contra manifestantes em 8 de janeiro em Brasília
Autoridades do DF querem evitar uma nova manifestação como a de 8 de janeiro – Agência Brasil

A Polícia Militar estará presente em todos os acessos da Esplanada para fazer revistas pessoais, que também poderão ser realizadas em meio ao público caso julguem necessário.

Na lista de objetos proibidos no local do desfile, estão: garrafas de vidro, latas, apontadores a laser, rojões e fogos de artifício, armas de brinquedo ou réplicas, coolers e caixas de isopor, mochilas grandes, malas, pastas, caixas, sprays e aerossóis e até churrasqueiras portáteis.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), uma estrutura da Cidade Policial será montada ao lado do Museu da República para reforçar a vigilância e servirá de base para os agentes de segurança, além de ajudar no monitoramento por meio de câmeras móveis e drones.

Durante o evento, ainda haverá reforço das unidades de atendimento emergencial do Samu e presença intensificada do Corpo de Bombeiros Militar, que observarão o movimento do público a partir de uma plataforma elevada com onze câmeras de segurança de alta resolução e alcance.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link