Dino desmente fake news bolsonarista com áudio manipulado: “Campanha abjeta”

Atualizado em 1 de dezembro de 2023 às 15:11
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O ministro da Justiça, Flávio Dino, desmentiu nova fake news contra ele que circula entre bolsonaristas nas redes sociais. A mentira é um áudio manipulado, provavelmente feito por inteligência artificial, em que ele aparece dizendo que tem o objeto de “arruinar a economia” do país.

Dino chama o conteúdo de “grosseira falsificação” e diz que ele faz parte de “campanha abjeta” contra ele. “Registro a minha indignação com a campanha abjeta que estão fazendo, a exemplo dessa grosseira falsificação. A prova da falsidade é evidente, à luz do conteúdo estapafúrdio e do estilo ridículo com que o discurso é proferido”, afirma.

No áudio, uma voz manipulada para parecer a de Dino diz que seus objetivos são “arruinar a economia, aumentar o desemprego e destruir o comércio”. O conteúdo ainda traz uma imagem, também manipulada, do ministro em frente a bandeira com uma foice e um martelo, símbolo usado para representar o comunismo.

Dino sempre foi alvo de ataques e fake news, como a da “dama do tráfico” e as relações com facções criminosas do Rio de Janeiro. A campanha mentirosa se intensificou recentemente, após Lula indicá-lo para o Supremo Tribunal Federal (STF).

O ex-presidente Jair Bolsonaro é um dos responsáveis pelos ataques a Dino após sua indicação à Corte. Nesta semana, ele compartilhou um vídeo em que o ministro aparece elogiando o comunismo e o chamou de “imbecil que se acha Deus”.

No caso do áudio, Dino não anunciou se adotará medidas judiciais contra os responsáveis pela mentira. No caso da “dama do tráfico”, no entanto, ele afirmou que processaria os autores das fake news, incluindo o vereador Fernando Holiday (PL).

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link