Dino e Gonet têm ajuda de ministros de Lula, do STF e Aras no Senado

Atualizado em 6 de dezembro de 2023 às 7:19
Flávio Dino e Paulo Gonet. Foto: reprodução

Ministros do governo Lula e do STF têm intensificado contatos com senadores, fortalecendo a campanha em prol das indicações de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal e de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR), segundo a Folha de S.Paulo.

No caso de Gonet, o ex-procurador-geral da República, Augusto Aras, tem agido discretamente em apoio ao colega. Além disso, o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés (PDT), pediu ao senador Lucas Barreto (PSD-AP), adversário político de Davi Alcolumbre (União Brasil) e Randolfe Rodrigues (Rede), que dialogasse com Dino.

Waldez enfatizou a importância dessa conversa para fortalecer a candidatura, afirmando que o STF e o país se beneficiariam com um magistrado comprometido com a democracia e a justiça.

Outros membros do governo, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, ofereceram apoio para ampliar a interlocução de Dino. Messias, que faz parte do grupo evangélico que apoiou o ministro Cristiano Zanin, indicado anteriormente ao STF por Lula, se colocou à disposição para contribuir.

No âmbito do STF, ministros como Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli têm respaldado a indicação de Dino, participando de encontros com parlamentares e fazendo contatos por telefone.

O jogo entre Poderes nos bastidores das indicações de Dino e Gonet | VEJA
Gonet, Lula e Dino. Foto: reprodução

Quanto a Gonet, Aras solicitou ao gabinete de Izalci Lucas (PSDB-DF) um encontro com o indicado à PGR. O senador encontrou o procurador no Senado, dispensando a necessidade de uma reunião formal. Aras ainda elogiou Gonet, escolhido por ele como vice-procurador-geral eleitoral, destacando ser uma escolha acertada de Lula e possuir as qualidades necessárias para liderar o MPF.

Vale destacar que ambos, Gonet e Dino, têm percorrido os corredores do Senado, visitando gabinetes e buscando apoio. Em declarações à imprensa, Gonet expressou sua gratidão pelas conversas com os senadores, enaltecendo a oportunidade de aprender sobre o Brasil e seus estados.

No mesmo contexto, Flávio Dino se reuniu com a senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) e procurou senadores que manifestaram posição contrária, como Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Dino também realizou contatos com líderes partidários, incluindo Gilberto Kassab, do PSD.

Os relatórios das indicações serão apresentados nesta quarta-feira (6), e as sabatinas estão agendadas para o dia 13, com a expectativa de análise no plenário no mesmo dia ou no seguinte, dia 14.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link