Diplomata da Ucrânia pede que Bolsonaro corte relações com a Rússia

Atualizado em 2 de março de 2022 às 20:48
Diplomata da Ucrânia pede que Bolsonaro corte relações com a Rússia. Foto do diplomata com pele branca, usando máscara preta e óculos de grau. Ele também usa terno.
Diplomata pediu que Brasil fosse além da ajuda humanitária e aplicasse sanções à Rússia. Foto: Antonio Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O encarregado de negócios da embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, fez um apelo nesta quinta-feira (2) e pediu que Bolsonaro corte relações com a Rússia. “Se não for ao nível estatal, que seja ao nível das empresas”, disse ele.

Tkach declarou que, se a medida for aprovada, a pressão sobre a Rússia poderá crescer. O país vem sofrendo retaliações e sanções internacionais de países e empresas após o início da guerra contra a Ucrânia. A lista também inclui bancos e bilionários russos que foram afetados pela decisão.

“Gostaríamos de uma maior pressão sobre a Rússia. Nós apelamos para se cortar todos os laços comerciais com a Rússia para pressionar. As empresas internacionais já estão cortando essa cooperação, como Netflix e BMW e outras não operam mais na Rússia”, declarou o diplomata. Anataoliy Tkach disse ainda que caso o governo brasileiro não aprove a medida, que as empresas brasileiras passem a implementar. “Se não for ao nível estatal, que seja ao nível das empresas”.

Leia mais:

1 – Nova rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia fica para quinta

 

2 – Ucrânia e o solipsismo no direito internacional. Por Carol Proner

 

3 – Deputados do Partido Comunista da Rússia se posicionam contra guerra na Ucrânia

Resolução aprovada na ONU condena Rússia por guerra na Ucrânia

Na quinta (01), a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou por 141 votos a favor, 5 contra e 35 abstenções uma resolução que condena a guerra iniciada por Moscou contra Kiev. Apesar disso, a condenação não tem efeito prático, mas político, porque demonstra o relativo apoio dos países à Ucrânia.

“Agradecemos a todos os países que apoiaram a resolução. Agradecemos ao Brasil por votar em favor dessa resolução”, disse o representante da embaixada na Ucrânia. “Mas até o fim da ocupação dos territórios precisamos fazer outros esforços de pressão sobre a Rússia. Precisamos de mais sanções. A União Europeia está preparando um novo pacote de sanções”, concluiu.

Bolsonaro prometeu vistos humanitários para os ucranianos e Anatoliy Tkach disse que, além da ajuda humanitária, seria “um bom gesto” se Bolsonaro declarasse publicamente apoio à Ucrânia. O presidente, no entanto, vem mantendo um tom de neutralidade em relação ao conflito.

Com informações do g1.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram clique neste link