Diretor da Applebee’s diz que inflação é ‘oportunidade’ para cortar salários

Essa informação consta em um email vazado atribuído a ele e republicado em jornais na Europa e nos EUA

Atualizado em 27 de março de 2022 às 11:41
Applebee's
Em suposto e-mail vazado, diretor de franquias da rede de restaurantes Applebee’s disse que inflação alta é uma oportunidade de baixar os salários e lucrar com a crise. – Andrew Burton/Getty Images/AFP

De acordo com a mídia internacional, um executivo da rede de restaurantes multinacional Applebee’s comemorou a alta do gás e da inflação, porque isso corrói o poder de compra e pressiona os trabalhadores a aceitar salários menores.

Essa informação consta em um email vazado atribuído a ele e republicado em jornais na Europa e nos EUA. Na mensagem interna, de 9 de março de 2022 e divulgada inicialmente na rede social Reddit, Wayne Pankratz, diretor-executivo de franquias da Applebee’s, afirma que a disparada da inflação nos EUA significa que as pessoas terão de trabalhar mais para conseguir manter o padrão de vida.

Com mais trabalhadores atrás de emprego e de horas extras para complemento da renda, seria possível tirar vantagem e oferecer salários menores. Na mensagem, o executivo também comemora o fim da competição com benefícios sociais pagos pelo governo americano.

O texto diz que as pessoas não terão mais condição de viver apenas com o seguro-desemprego e outros auxílios, o que aumenta a força de trabalho à disposição.

LEIA MAIS:

1 – Medo da inflação dispara e interrompe recuperação de Bolsonaro, indica pesquisa

2 – Governo zera impostos sobre etanol e cesta básica para controlar inflação

3 – Pacote de estímulo bilionário de Bolsonaro deve gerar inflação, dizem especialistas

Diretor da Applebee’s também fala da concorrência

Dólar
Dólar. Foto: Wikimedia Commons

Pankratz ainda vê uma vantagem na crise econômica em relação à concorrência. “Outros competidores (especialmente empresas familiares e pequenas empresas) terão de aumentar os preços, cortar funcionários ou pagar menos por hora para atingir suas margens de lucro. Alguns negócios não serão capazes de sobreviver. Isso vai trazer mais empregados em potencial para o mercado.”

De acordo com o jornal The Kansas City Star, o porta-voz da rede norte-americana, Scott Fischer, disse que o email não reflete as políticas ou a cultura da Appleebee’s e que Pankratz não tem autoridade para emitir nenhuma decisão relacionada a contratações na empresa.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link