Diretor da consultoria Eurásia diz que Lula tem 65% de chances de vencer as eleições

Atualizado em 30 de agosto de 2022 às 20:10
Ex-presidente Lula
Foto: Isaac Fontana

O diretor da consultoria Eurásia, Christopher Garman, avalia que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 65% de chances de ganhar as eleições deste ano, enquanto o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), tem 35% de chances. A consultoria é feita a partir de dados de diferentes pesquisas e metologias para chegar às previsões.

“A melhora do cenário econômico está fazendo a distância entre os dois principais candidatos se reduzir, mas isso não deve ser suficiente até as eleições para virar o jogo”, disse Garman no evento DDB 2022 (Data Driven Business), promovido pela Bolsa de Valores do Brasil (B3) e a empresa Neoway, em São Paulo.

Segundo o analista, historicamente, 7 em cada 8 eleições têm como vencedor o candidato que está mais forte na principal preocupação do eleitor. E neste ano, a preocupação no Brasil é a economia, especialmente o poder de compra com a inflação.

Para avaliar a chance de reeleição de Bolsonaro, Garman usa como métrica a taxa de aprovação, que ao longo dos últimos meses subiu de 30% para 38%. Mas, ainda assim, de acordo com ele, é insuficiente para chegar em outubro com chance de vencer o pleito.

Outra métrica usada é o aumento da preocupação econômica com um forte componente social. E a maioria identifica Lula como o candidato mais crível para resolver esse problema, conforme a notícia originalmente publicada no JC.

“Se estamos em um ambiente de falta de perspectiva, o eleitor normalmente vota naquele candidato que parece lhe dar mais esperança”, afirmou Garman no evento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link