Lula quer o fim da guerra na Ucrânia: “Baixem as armas”

Atualizado em 2 de março de 2022 às 23:42
Lula sobre guerra na Ucrânia: “baixem as armas”. Foto do presidente durante live na Cidade do México. Ele está desfocado e a câmera mostra o público
Ex-presidente pediu que público se levantasse em apelo ao fim do conflito. Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula (PT) disse em um discurso na noite desta quarta (2), na Cidade do México, que as lideranças mundiais envolvidas no conflito entre Rússia e Ucrânia precisam baixar as armas e tentar resolver as divergências numa mesa de negociação.

“O mundo precisa de comida, o mundo precisa de emprego, o mundo precisa de educação, o mundo precisa que as pessoas sejam tratadas com respeito, o mundo precisa que mais de 900 milhões de pessoas que passam fome possam comer, e não de guerra”, disse o ex-presidente.

A declaração foi feita durante a 2° Assembleia do Movimento Revolucionário Nacional (Morena), do México e partidos aliados. Lula pediu que todos os presentes ficassem de pé em um gesto para que os líderes das potências envolvidas no conflito vissem a imagem de que o mundo precisa de paz.

Leia mais: 

1 – Saiba o que Lula e Obrador conversaram sobre a guerra na Ucrânia

 

2 – AO VIVO: Lula discursa em evento no México

 

3 – Gleisi festeja vitória de Lula na Justiça: “Valeu a luta”

Lula falou sobre encontro com Bush em 2002 durante a guerra no Iraque

O ex-presidente lembrou que quando foi eleito para o primeiro mandato em 2002, foi convidado pelo ex-presidente George Bush para visitar os Estados Unidos e, no Salão Oval da Casa Branca, foi consultado sobre o apoio do Brasil ao ataque que os estadunidenses fariam ao Iraque.

Lula respondeu que a Bush que “o Brasil não tinha nada contra o Saddam Hussein, que o Iraque ficava a 14 mil km de distância e que, portanto, a guerra que eu queria fazer era a guerra contra a fome que envolvia 54 milhões de homens e mulheres no meu país e que a fome seria derrotada. Se o presidente Putin tivesse pedido para a gente dizer se ele deveria ou não invadir a Ucrânia, a gente teria que dizer não. Gaste mais uma mesa, mais uma hora, mais um mês, mais um ano numa mesa de negociação. Em vez de tiro, vamos dar abraço e encontrar solução porque todo e qualquer problema é possível solucionar”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link