“Dívida de gratidão”: Lula assina decreto que cria campus do ITA em Fortaleza (CE)

Atualizado em 19 de janeiro de 2024 às 20:01
Presidente Lula assina decreto que cria oficialmente campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza (CE). Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula assinou, nesta sexta (19), um decreto que cria oficialmente um campus do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) em Fortaleza (CE). O vestibular para a instituição é um dos mais difíceis do país e os alunos das escolas do Ceará são destaque no ensino superior.

“Nós trouxemos o ITA para cá em gratidão ao Ceará. A decisão é uma dívida de gratidão pelo que vocês fizeram, e pelo que vocês dizem a nós brasileiros sobre o que pode ser feito na educação deste país, mesmo sendo um estado não muito rico”, afirmou o presidente durante a cerimônia de assinatura do decreto.

Estudantes cearenses ocuparam 36,7% das vagas do ITA entre 2012 e 2022: das 1.478 vagas abertas no vestibular durante o período, 543 foram preenchidas por estudantes que se matricularam em Fortaleza.

Atualmente, o ITA tem um único campus em São José dos Campos, no interior de São Paulo. O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a unidade em Fortaleza terá dois cursos: Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas. “São cursos diferentes dos ofertados em São Paulo para não haver concorrência”, afirmou o ministro.

Presidente Lula durante cerimônia que criou oficialmente primeira unidade do ITA no Nordeste. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Serão abertas 50 vagas iniciais, 25 para cada curso, e o primeiro vestibular para ingressar no ITA de Fortaleza ocorre ainda em 2024. A unidade terá o mesmo padrão do campus de São Paulo, segundo Santana.  As aulas da instituição vão ocorrer na Base Aérea de Fortaleza, que receberá um investimento de R$ 50 milhões em infraestrutura para abrigar novas salas.

O presidente Lula cumpre agenda no Nordeste desde quinta (18), quando participou do lançamento de um centro aeroespacial, vinculado à Aeronáutica, em Salvador (BA), e anunciou a retomada das obras da refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca (PE).

Mais cedo, ele esteve em Recife (PE) para a cerimônia de troca de generais no Comando Militar do Nordeste (CMNE) e em evento para assinatura do Termo de Compromisso para a construção da Escola de Sargentos na região metropolitana da cidade.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link