Doria mata nas marginais. Mas com estilo. Por Mauro Donato

Atualizado em 9 de junho de 2017 às 12:06

E não é que os memes que satirizavam a frivolidade e inadequação de João Doria para o cargo de prefeito estavam certos? Não eram exagero algum. As imagens humorísticas viralizavam o universo e as preocupações vindas de um típico representante da elite: uniformes escolares ou também de garis com a logomarca de uma certa grife que traz um cavalinho bordado.

Ontem, o prefeito identificado pelo cashmere jogado nos ombros endossou os piadistas.

Diante de contínuos aumentos nos índices de acidentes e mortes desde que alterou os limites de velocidade em vias da cidade, a providência de Doria foi anunciar o novo uniforme – assinado por estilista – dos agentes de trânsito. Os funcionários da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) agora vestem Milena Satyro.

A estilista, proprietária da Star Think Uniforms (“uma empresa que oferece aos clientes uniformes com design, estilo e soluções diferenciadas”) propôs um novo look – que talvez seja ‘tendência’, nada entendo sobre moda – e repaginou os ‘marronzinhos’ para ‘amarelinhos’.

Como memes não perdoam nem perdem tempo, internautas já apelidaram o novo uniforme de Kill Bill (o clássico de Quentin Tarantino) e estão pedindo a contratação de Uma Thurman para a CET.

Mas calma, leitor. Tudo foi doado, como não poderia deixar de ser em se tratando de Doria. Aproximadamente 54.500 uniformes ao valor total estimado de R$ 3 milhões. O prefeito tem certeza absoluta de que irá nos convencer que caiu em desuso a expressão ‘Não existe almoço grátis’.

A medida de troca de uniforme – e o que ela representa em termos de prioridades – é uma piada sem nenhuma graça diante de um aspecto funesto da gestão João Doria: as mortes no trânsito. Para contrastar com Fernando Haddad, Doria prometeu para seus eleitores reverter os limites de velocidade estabelecidos pelo petista que haviam reduzido consideravelmente todos os números ruins relacionados ao tema. Acidentes, vítimas, mortes, até congestionamento. Tudo havia sido reduzido baixando-se também as velocidades máximas.

Doria, turrão, cumpriu a promessa, elevou os limites aos padrões antigos e voltamos a ter as notícias de agora: aumentos de 67% nos acidentes, de 38% nos acidentes com vítimas, de 7% em mortes. Mas o prefeito, com sua carteira de habilitação cassada devido ao acúmulo de pontos por violar várias leis de trânsito a bordo de carros como Porsche, BMW e Audi, pouco se importa. Quer avançar o sinal vermelho, apagar ciclovias e mudar o visual de seus infelizes colaboradores.

Encarregado de justificar a troca dos uniformes, o secretário dos Transportes, declarou: “Queremos que os agentes sejam mais vistos, que a população sinta mais a presença como agente de apoio. O amarelo chamativo, vibrante, vai fazer que os agentes sejam mais percebidos e que as pessoas se sintam mais protegidas”, disse Sérgio Avelleda. Afirmou ainda que os agentes serão mais ‘anjos’.

Não sei se entendi direito, mas pelo visto agora podemos morrer nas marginais que os fiscais da CET virão muito bem vestidos para sinalizar o corpo e desafogar o trânsito. Anjos.