Doria está com medo de perder vaga de candidato para Leite e toma atitude

Atualizado em 23 de setembro de 2021 às 19:37
Doria
João Doria, governador de São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria, está muito preocupado com as prévias do PSDB. Se antes ele tinha total certeza que venceria com facilidade, agora demonstra medo. Isto porque a consultoria internacional Eurasia Group colocou Eduardo Leite em primeiro lugar. Fora que o governador do Rio Grande do Sul tem recebido apoio de diversos diretórios.

Conforme apurou o DCM, o chefe do executivo paulista tinha total certeza que nem precisaria passar por prévias. Na visão dele, ninguém teria coragem de enfrentá-lo. Até porque, usaria como plataforma de campanha o fato de ter brigado pela primeira vacina aplicada no Brasil, a CoronaVac.

Só que Eduardo Leite nunca escondeu o desejo de tentar ser candidato a presidente. Faltava apenas um empurrão. Com as guerras internas criadas por Doria, isso foi ficando mais fácil. Aécio Neves, por exemplo, é quem mais sonha com o governador do Rio Grande do Sul batendo em João.

No próprio estado de São Paulo há quem prefira Leite. O grupo de Geraldo Alckmin, que deve sair do partido em breve, está com raiva do governador paulista. E muitos trabalham para que o empresário termine as prévias completamente derrotado.

Por causa disso, Doria se reuniu com aliados e fez fortes cobranças para que eles consigam mudar esse panorama. Claro que as estratégias de campanha irão seguir. O governador é conhecido por ser uma pessoa sistemática e organizada. Não gosta muito de alterações bruscas no meio do caminho.

Porém, se antes o objetivo era ficar afastado de alguns nomes, agora a ordem é buscar alianças. Mas há quem entenda que é tarde demais. Um dos conselhos dados para ele é que consiga convencer os diretórios através dos debates.

Leia mais:

1 – VÍDEO: Vendedora de camisetas de Lula e Marielle é agredida por bolsonarista

2 – Advogada vai depor na CPI acompanhada de médico para denunciar Prevent Senior

3 – Oposição deve votar para manter decisão de Bolsonaro de tributar mais a Netflix

João Doria quer concorrer, Eduardo Leite pode não querer

Sim, Eduardo Leite tem o sonho de concorrer, mas não é tão interessado nisso quanto Doria. E é isso que deve pautar as discussões. Futuros candidatos do PSDB querem que o partido componha com o candidato da terceira via. Vice seria uma opção. E boa parte do fundo eleitoral seja usado para campanhas de deputados e senadores.

Por outro lado, o DNA da sigla é tentar sempre ser protagonista. E muitos filiados desejam que os tucanos voltem a ser a principal força da direita. Mas precisam de um candidato. Com Doria vencendo as prévias, a busca pela vitória presidencial será um fato.

Com Leite, tudo pode acontecer. Ele não teria problema nenhum em abrir mão da candidatura por um projeto de grupo. O governador de São Paulo é visto como uma pessoa que pensa em si.