Por que Doria é favorito para vencer as prévias do PSDB

Atualizado em 12 de novembro de 2021 às 13:22
Doria PSDB favorito
Doria iniciou as prévias como favorito, perdeu espaço, mas conseguiu recuperar a preferência dos filiados tucanos na reta final

João Doria tem dito aos quatro cantos que é o grande favorito para vencer as prévias do PSDB. Essa confiança aumentou ainda mais com o número de filiados que se cadastraram para votar no dia 21 de novembro. Seu reduto eleitoral representará na urna mais do que a maioria.

Conforme levantamento feito pelo DCM, dos 28.574 pessoas que se cadastraram para votar, 17.423 são do estado paulista. Isso representa 60,9% dos tucanos aptos a votar. O que mais chama a atenção é que o partido tem 1,3 milhão de filiados. Ou seja, a adesão para escolher o pré-candidato da sigla foi muito baixa.

A votação da PEC dos Precatórios mostrou um PSDB paulista muito unido. E isso foi um sinal para Eduardo Leite. Ele tentou rachar a legenda em SP com o apoio de Geraldo Alckmin. O ex-governador se sente traído por Doria e quer derrotá-lo antes de deixar o partido.

Porém, nem toda essa articulação parece ter feito efeito. E, se antes o gaúcho era tratado como favorito, hoje se vê cada vez mais distante da vitória. Outro indicativo sobre isso é o leve afastamento que Doria começou em relação ao ex-juiz Sergio Moro. Isto porque tem consciência que o antigo ministro de Bolsonaro será seu adversário direto na busca da preferência do eleitorado que deseja uma terceira via.

Leia mais:

1 – VÍDEO: Lula previu que Moro seria candidato

2 – ‘Surreal’: Blogueirinha do Fim do Mundo se diz impressionada com preços de supermercados

3 – Lula ou Bolsonaro? Quem o PDT, de Ciro, apoiará no 2º turno em 2022

Doria x Eduardo Leite

Desde 2018, Doria era visto como candidato natural do PSDB ao cargo de presidente. Porém, Leite passou a aparecer com maior frequência na mídia e resolveu lançar sua pré-candidatura.

Por conta disso, o partido tucano decidiu fazer as prévias para escolher o preferido dos filiados. No começo, Doria apareceu como favorito, mas as articulações de Eduardo fizeram o gaúcho ganhar a dianteira midiaticamente. Só que agora tudo leva a crer que o governador de SP sairá vitorioso.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.