Destaques

É preciso achar a enfermeira criminosa que vazou informações sobre Klara Castanho

Klara Castanho

A enfermeira que vazou à imprensa informações sobre a atriz Klara Castanho no hospital em que ela deu à luz após ter sido estuprada foi demitida no domingo (26).

“A enfermeira foi demitida por justa causa (agora cedo)… Eu acho é pouco… Tinha que ser presa”, anunciou o repórter André Romano, do portal Observatório da TV, no Twitter.

Por ter espalhado o caso de uma paciente sem autorização, a enfermeira deveria ter a carteira cassada e nunca mais exercer a profissão na vida.

De acordo com o advogado Josenir Teixeira, consultor jurídico na área da saúde, o vazamento do prontuário da artista foi criminoso. Ele afirma à Folha que o caso pode ser investigado pela polícia e passar por um processo de pena, já que demonstrou violação de artigos da Constituição Federal, do Código Civil e do Código de Defesa do Consumidor.

“Ação criminosa”

“A infração a este artigo será investigada pelo inquérito policial e, ao final dele, o promotor de Justiça poderá denunciá-la ao juiz. Caso este aceite a denúncia, inicia-se o processo penal”, explicou Teixeira. “A enfermeira deve ser empregada do hospital, o que o coloca em posição de solidariedade com ela no pagamento de indenização”.

O médico Walter Cintra Ferreira Júnior, professor de administração hospitalar da FGV (Fundação Getulio Vargas) também compreende a situação como crime. “É uma ação criminosa. Mesmo antes da LGPD [Lei Geral de Proteção de Dados], isso já estava caracterizado. Precisa averiguar, todo mundo tem direito à ampla defesa, mas que sejam feitas as punições devidas porque isso tudo é um verdadeiro horror.”

Na noite de sábado (25), Klara revelou que foi estuprada, ficou grávida e doou o bebê. Ela se manifestou após o colunista Leo Dias, do site Metrópoles, e a youtuber bolsonarista Antonia Fontenelle falarem da história publicamente, mesmo sem citar o nome da atriz.

Klara aponta enfermeira como responsável por vazamento

Em carta aberta, a artista apontou a enfermeira, que não teve seu nome revelado, como a responsável por vazar informações do parto para o jornalista. Após a repercussão negativa sobre a reportagem, o Metrópoles deixou claro que o equívoco “não tem justificativa” e que praticou “mau jornalismo”.

Logo após ter o filho, Castanho revelou ter sido vítima de mais uma violência, desta vez por parte da funcionária do hospital em que ela ficou internada. “Ainda anestesiada do pós-parto, fui abordada por uma enfermeira que estava na sala de cirurgia. Ela fez perguntas e ameaçou: ‘Imagina se tal colunista descobre essa história'”, relatou a atriz.

Ela contou que, no mesmo dia, foram vazadas à imprensa as informações sobre o parto. “Eu estava dentro de um hospital, um lugar que era para supostamente para me acolher e proteger. Quando cheguei no quarto já havia mensagens do colunista, com todas as informações. Ele só não sabia do estupro. Eu ainda estava sob o efeito da anestesia. Eu não tive tempo de processar tudo aquilo que estava vivendo, de entender, tamanha era a dor que eu estava sentindo”, disse.

Jornalista expôs tomografia de Marisa Letícia em 2017

O caso lembra um episódio ocorrido em janeiro de 2017, quando o jornalista Claudio Tognolli expôs em suas redes a tomografia da ex-primeira-dama Marisa Letícia, então internada no Sírio Libanês após sofrer um AVC.

Ele contou ter recebido o material de uma fonte “militante do PT e muito ligada ao partido” e defendeu que a publicação era de interesse público.

De acordo com o Código de Ética Médica, profissionais da área não podem permitir o acesso de terceiros a prontuários. Na época, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo abriu sindicância para apurar o vazamento, mas nunca chegou a lugar nenhum, obviamente.

Marido de enfermeira tentou vender informação sobre Klara Castanho

De acordo com o site Notícias da TV, o marido da enfermeira ligou para diversas emissoras, como Record e RedeTV!, além de colunistas que escrevem sobre celebridades, para tentar vender informações sobre o parto, ocorrido em maio deste ano.

Um dos veículos de comunicação procurados pelo homem explicou que jornalistas não pagam por informações. Ele teria respondido, exaltado, que a “esposa era enfermeira de um hospital e que tinha uma bomba da Klara Castanho. Queria dinheiro”.

Conselho Regional de Enfermagem de SP vai investigar o caso

Em nota, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo informou que vai apurar a denúncia: “(…) Compete ao Coren-SP apurar as situações em que haja infração ética praticada por profissional de enfermagem e adotar as medidas previstas no Código de Processo Ético dos Conselhos de Enfermagem”.

“Nesse sentido, o conselho seguirá os ritos e adotará os procedimentos necessários para a devida investigação, como ocorre em toda denúncia sobre o exercício profissional. Assim, o Coren-SP ressalta a cautela necessária sejam tomadas as medidas corretas para a apuração dos fatos”, diz o comunicado.

O nome de Klara Castanho é o assunto mais comentado da internet desde que ela assumiu, através de uma carta aberta comovente, que engravidou após ter sido estuprada. Na mensagem, a atriz de 21 anos contou ter optado por entregar o bebê para adoção logo após o parto por “incapacidade de exercer esse cuidado”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Davi Nogueira

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Davi Nogueira

Recent Posts

Esquema do PCC de fraude em licitações envolvia entrega de propina em pacotes

O esquema de corrupção em processos de licitação dirigido por dois acusados de fazerem parte…

6 horas ago

Três anos depois, os vampiros da pandemia continuam vencendo. Por Moisés Mendes

Faz aniversário neste sábado, 27 de abril, mais um monumento à impunidade dos poderosos de…

7 horas ago

Exército comprou maleta de espionagem que intercepta ligações e ativa microfone do celular

O Exército adquiriu uma mala de espionagem capaz de interceptar ligações, ativar o microfone de…

7 horas ago

Pacheco rebate críticas de Haddad: “Injusto com o Congresso”

O líder do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), contrapôs críticas feitas pelo ministro da Fazenda,…

9 horas ago

VÍDEO – Cavalos escapam de Buckingham, armam arruaça nas ruas de Londres e ferem 4 pessoas

Dois cavalos fugiram do Palácio de Buckingham, percorrendo uma distância de pelo menos 8 km…

11 horas ago

VÍDEO: Supremacistas pregando contra minorias marcham livres, leves e soltos em Charleston (EUA)

Membros da organização de extrema-direita Patriot Front marcham neste sábado (27) em Charleston, na Virgínia…

11 horas ago