Ministro Edson Fachin é eleito novo presidente do TSE

Atualizado em 17 de dezembro de 2021 às 13:07
Edson Fachin TSE
Edson Fachin foi eleito o novo presidente do TSE

Edson Fachin é o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro foi eleito nesta sexta-feira (17). Alexandre de Moraes será o vice.

Fachin assumirá a função em 28 de fevereiro do ano que vem, substituindo o ministro Luís Roberto Barroso. Ele seguirá no cargo até agosto, quando acaba o período dele de dois anos na Corte Eleitoral.

Ministros do Supremo só podem ficar no TSE durante dois anos. Após o fim do prazo, eles precisam deixar o cargo. Em agosto, Alexandre de Moraes é quem será o presidente do Tribunal. Ele é quem vai conduzir as eleições de 2022 e seguirá como responsável pela Corte até junho de 2024.

“Gostaria de dizer que o país tem sorte de ter na condução do TSE dois grandes juristas, pessoas honradas. Pessoas que têm compromisso com o Brasil. Ambos são professores, doutores, com vasta experiência na vida pública. O processo eleitoral brasileiro estará sendo conduzido pelas mãos honradas dos ministros Fachin e Alexandre de Moraes”, afirmou Luís Roberto Barroso.

Leia mais:

1 – Servidores da Anvisa detonam Bolsonaro após ameaça: “Método fascista”

2 – DCM Ao Meio-Dia: Queiroga sabota vacinação de crianças; GloboNews não sabe o que faz com Lula

3 – Chefe do gabinete do ódio, Carluxo admite que perdeu a guerra da Comunicação de Bolsonaro

Eleição do TSE definiu Edson Fachin como novo presidente da Corte

Fachin foi eleito no encerramento dos trabalhos do TSE. A votação ocorreu em votação eletrônica. Foram seis votos a um. O magistrado foi quem escolheu o seu vice.

O ministro realizou a primeira reunião de transição com a equipe que trabalhará com ele. O TSE possui sete ministros, sendo três do STF, dois do STJ e dois juristas nomeados pelo presidente da República.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link. 

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.