Destaques

“Ele que nos aguarde em Dallas”, diz ao DCM fundadora de um dos grupos que barraram Bolsonaro em Nova York

Manifestação contra a presença de Bolsonaro em NY (Foto: Coalisão #CancelBolsonaro/ George Day e Gira Lister)

A presença de Jair Bolsonaro em Nova York foi barrada graças à articulação de um grupo de mulheres brasileiras que luta contra o fascismo no exterior.

Luciana Kornalewski, fundadora do “Mulheres da Resistência no Exterior”, falou com exclusividade ao DCM sobre o movimento que impediu – e ainda tenta impedir – que o presidente brasileiro de extrema direita seja homenageado nos Estados Unidos.

A homenagem foi remarcada a semana que vem em Dallas, no Texas. “Ele que nos aguarde”, diz Luciana.

DCM: Como começou o coletivo? Quem são as fundadoras?

Luciana Kornalewski: Eu e a minha amiga Ana Claudia Dias fundamos o grupo em setembro de 2018, motivadas pelo e o movimento #EleNao e pelo grupo “Mulheres Unidas Contra Bolsonaro”, que conectou mais de 3 milhões de mulheres contra Bolsonaro. Eu e Ana moramos em Nova York há muito tempo e sempre sentimos falta de um grupo feminista. Ate que, no ano passado, criamos um grupo de brasileiras feministas chamado Sisters de Nova York.

O nosso intuito era organizar reuniões presenciais mensais para estudar o feminismo e ampliar a nossa rede de apoio. Mas, poucos meses apos a criação do grupo, como um furacão, surgiu o movimento #EleNao no Brasil. Na mesma semana, algumas ‘membras’ do nosso grupo feminista nos sugeriu que criássemos um grupo de resistência a Bolsonaro em NY. Resolvemos ampliar essa resistência e criamos o Mulheres no Exterior contra Bolsonaro, que após os resultados das eleições, mudou para Mulheres da Resistência no Exterior. Conseguimos atrair para o grupo brasileiras feministas e de esquerda que moram no exterior. O sentimento mutuo era de pertencimento.

As brasileiras, muito preocupadas e revoltadas com a chance do racista, machista, misógino e homofóbico candidato Bolsonaro chegar presidência havia encontrado um grupo no qual podiam se conectar, tanto presencialmente, quanto online. Além de oferecer um forte apoio emocional, propiciou a troca de informação e debate politico, articulação e divulgação de atos nas cidades. As mulheres iam se motivando com toda essa mobilização, uma estimulando a outra e o que vimos foi o mesmo que aconteceu no Brasil: Mulheres que nunca haviam se envolvido com politica, com feminismo antes se educaram, se fortaleceram e saíram as ruas. Houve protestos em cerca de 90 cidades em 30 países.    

A nossa articulação segue crescendo e nosso foco tem sido a luta contra a ascensão da extrema direita e do fascismo, que impacta as questões feministas e de todas as minorias e setores desprivilegiados. O nosso grupo promove debates, palestras, workshops, atividades culturais, protestos, manifestações artísticas e outros eventos que ampliem possibilidades, idéias, ações e nos ajudem a formar e cultivar elos de apoio para que nossas vozes sejam ouvidas e para que se ampliem os esforços pelas causas democráticas no Brasil e no exterior. 

Como moramos em Nova York, eu e Ana criamos o “Mulheres da Resistência em Nova York”. Esse núcleo em Nova York é bastante ativo. Participamos de protestos, promovemos encontros, como um cafezinho mensal, workshops e eventos. No momento, estamos organizando o “Mulheres na Escrita: Feira do livro da lingua portuguesa”, que será realizada dia 15 de junho e contará com as presenças de Manuela D’Ávila, Conceição Evaristo, Marcia Tiburi, dentre outras escritoras brasileiras que residem em Nova York.

Quais são as pautas defendidas por vocês?

Nossa missão é constantemente formar e cultivar elos de apoio para que nossas vozes sejam ouvidas. Buscamos contribuir com a desconstrução de discursos que não nos representam e que servem como ferramentas de opressão e como meios de perpetuação da discriminação, do preconceito e da intolerância que causam dor e morte. 

Nos baseamos em princípios éticos que assegurem uma sociedade igualitária, livre de qualquer tipo de preconceito, discriminação, autoritarismo e violência. Acreditamos que toda interação e colaboração – no âmbito físico ou virtual – deve ser feita com respeito mútuo, apreço pela individualidade e tolerância. Para lutarmos por um mundo melhor para as mulheres e para todos, é imprescindível que se exercite a compreensão e o diálogo. Prezamos a convivência pacífica e solidária, em que cada uma de nós possa se sentir livre, segura e respeitada.

Exigir justiça e enaltecer a memória e a luta de Marielle Franco serão sempre umas das prioridades do nosso movimento. Até mesmo mesmo para garantir a segurança de outras Marielles.   

Você acredita que as mulheres estejam mais engajadas na oposição a Bolsonaro do que os homens? Por quê?

Sim, certamente. O movimento feminista nunca esteve tão forte no mundo. Vemos as mulheres na Argentina tomando as ruas pelo direito ao aborto e pelo combate ao feminicídio, com o movimento “Ni una a Menos”. Nos Estados Unidos, além de movimentos como o #Metoo (contra a cultura do estupro), a greve dos professores em Los Angeles também foi liderada por mulheres e a maior marcha da história dos Estados Unidos foi a Marcha das Mulheres contra Trump em 2017, que assim como Bolsonaro, ganhou as eleições com um discurso machista, misógino e racista.

Na Índia, um cordão de mulheres de 600 km de extensão, a desigualdade de gênero no país e exigia ter os mesmos direitos religiosos que os homens, chamou a atenção da imprensa internacional e recebeu solidariedade de mulheres de vários países. Na Espanha, em 2018, milhões de mulheres aderiram à greve geral fizeram da greve a maior manifestação feminista no mundo pelo dia 8 de Março. Na França, vemos mulheres na linha de frente das batalhas dos coletes amarelos.  

No Brasil, não esta sendo diferente. A primavera feminista começou em 2013, com o movimento #ForaCunha, quando milhares de mulheres organizaram atos em varias cidades do país contra a PL 5069/2013, que dificultaria o atendimento as vítimas de estupro, e as demandas se estenderam, contra o racismo, à violência policial, às injustiças e formas de opressão do sistema patriarcal. A atuação das meninas na ocupação das escolas foi surpreendente.    

No ano passado, durante o processo eleitoral, com a ascensão de Bolsonaro nas pesquisas, mesmo se utilizando de um discurso abertamente machista,  misógino, racista e homofóbico, e declarando mudanças nas estruturas econômicas e sociais, como a diminuição dos direitos previdenciários e trabalhistas, ataque aos direitos reprodutivos, e a oposição ao debate sobre gênero nas escolas, gerou uma grande revolta entre as mulheres, que seriam as mais prejudicadas na sociedade, retrocedendo direitos adquiridos com muita luta e perpetuando a desigualdade de gênero e racial.

O discurso ultra conservador de Bolsonaro, declarando a missão de “salvar o Brasil da corrupção em nome da família, de Deus e da propriedade”, tendo total apoio dos poderosos da bancada da Bíblia, gerou um forte ataque ao movimento feminista, negro, LGBT e suas demandas.

Como declarou abertamente em sua campanha que seu alvo principal será o pobre da periferia, as mulheres negras serão as mais afetadas, como sempre foram. Com o aumento do genocídio da população negra, são elas que esperarão angustiadas pela volta do filho à casa, que mais serão impactadas com a reforma trabalhista, com o sucateamento da educação e fechamento de creches públicas, já que a maioria é responsável pelo cuidado com o filho, e muito exploradas no trabalho, ainda recebem em media 60% menos que um homem branco. Essas mulheres se tornaram linha de frente na resistência e Marielles brotaram aos montes na luta contra os retrocessos desse governo.

Lutar contra Bolsonaro e a ascensão da extrema direita no mundo é obrigação de todas nós. A nossa luta pelos direitos democráticos, justiça social e igualdade de gênero é internacional. Precisamos estar unidas e organizadas e impedir que nos calem, que nos separem, que sigam nos oprimindo e nos violentando. Já provamos que juntas, somo muito fortes, somos uma revolução. Precisamos recrutar mais mulheres pra militância. O movimento #EleNao conseguiu incitar uma consciência politica em muitas mulheres e, muitas delas, nunca havia se envolvido com militância anteriormente… hoje, se sentem mais fortes e saem as ruas com orgulho, com a missão de assegurar direitos conseguidos à duras penas e garantindo uma sociedade mais igualitária para as próximas gerações.

Diante de tanto retrocesso em todas as áreas desse governo, não é difícil entender o por que de tantas mulheres terem despertado e tomado a linha de frente nas batalhas. Somos nós as mais prejudicadas, seja pela injusta reforma da previdência (ja que sofremos com a dupla jornada de trabalho), seja com a liberação do porte de armas, já muito mais mulheres serão assassinadas (o número de feminicidio já aumentou consideravelmente com a vitória de Bolsonaro).

Luciana Kornalewski

O coletivo possui conexão com movimentos aqui do Brasil?

Sim, achamos essa conexão muito necessária, até mesmo para fortalecer a nossa luta. Muitos haters rebatem o nosso movimento no exterior como algo desligado do que acontece no Brasil; dizendo que, como moramos fora, não temos o direito de opinar, muito menos de ser resistência.

Temos relação próxima e, tentamos estar alinhadas com a Ludimilla Teixeira, a fundadora do “Mulheres Unidas Contra Bolsonaro”, que hoje é o “Mulheres Unidas com o Brasil”. O nosso grupo é muito menor do que o que ela administra, mas não menos importante.  

Também mantemos diálogo com outros grupos feministas, pretendemos ampliar a nossa conexão com o movimento feminista no Brasil e estabelecer um diálogo com políticos e ativistas, para que possamos discutir ideias e nos alinhar estrategicamente para que nossa contribuição internacional seja o mais eficaz e abrangente possível.  

Agora mesmo para a feira do livro, estamos nos articulando com grupos feministas de mulheres escritoras no Brasil.

Procuramos manter uma pauta alinhada com os movimentos no Brasil e no mundo, já que o nosso grupo é internacional e temos companheiras participantes ativas no movimento feminista nos países em que residem.

Fale um pouco sobre a mobilização para barrar a ida de Bolsonaro a NY.

Assim que os coletivos brasileiros em NY souberam da vinda do Bolsonaro para o evento da Brazilian-American Chamber of Commerce, sediado no Museu de História Natural, começamos a nos articular. Há muito tempo que esperamos por uma chance de escrachar com Bolsonaro e extravasar toda essa revolta que sentimos de acompanhar tanto retrocesso e injustiça acontecendo no Brasil.

O nosso compromisso no exterior, dentro do ativismo, é trazer visibilidade para as pautas do Brasil, ganhar o apoio não apenas da imprensa local, mas educar a população sobre o que está acontecendo e engajar outros grupos ativistas nas nossas ações. Ações essas que incluem protestos de rua em locais estratégicos e onde temos a cobertura da imprensa e podemos informar a população local sobre nossas causas.

Bom, quando já estava confirmada a vinda de Bolsonaro, os coletivos criaram um evento no Facebook (com informações em inglês e português) convocando para um protesto em frente ao museu. Uma instituição renomada de pesquisa cientifica não podia apoiar a premiação a um líder da extrema direita que, além de cortar as verbas para a pesquisa no Brasil, está perseguindo educadores e instituições de ensino e cortando verba da educação. Assim que o evento foi criado, vários outros coletivos ativistas nos contataram em solidariedade ao repúdio a Bolsonaro e propondo uma aliança nas articulações contra o evento.

A coalisão #CancelBolsonaro foi organizada pelo Comitê Defend Democracy in Brazil-NY e contou com o apoio das Mulheres da Resistência no Exterior, do Rise and Resist, Revolting Lesbians, Earth Strike NYC, Extinction Rebellion Amazonia, Rev Billy & Stop Shopping Choir, Alerta NYC, Coletivo Humanas, United Against Racism & Fascism, Metropolitan Anarchist Coordination Council, United Artists & Activists Union, Party for Socialism and Liberation- NY, Reclaim Pride Coalition, e com o apoio do Senador Brad Hoylman de NY.

Juntos, formamos uma petição pública que em dois dias conseguiu 25 mil assinaturas. Escrevemos cartas de repúdio aos patrocinadores do evento e aos membros do museu. Convocamos a todos a inundar as redes sociais do museu com criticas ao evento e á Bolsonaro. Com tanta visibilidade na mídia, a primeira batalha foi ganha e o museu desistiu de sediar o evento.  

Dai, vimos na imprensa que o restaurante Cipriani seria a nova sede. Marcamos um protesto no Wall Street e seguimos em marcha para o restaurante. Várias organizações e meios de comunicação junto com a gente. A pressão nas redes sociais continuava. O grupo privado “Mulheres da Resistencia no Exterior” é muito articulado e trabalhamos em conjunto com coletivos de varias cidades do mundo. É uma rede de solidariedade em vários aspectos.

Dentro as muitas pautas que trabalhamos no grupo, a luta contra a ascensão da extrema direita no mundo, especialmente no Brasil, é uma delas… o grupo se formou com o movimento #EleNao e segue firme contra Bolsonaro. Convocamos nossas mulheres a nos ajudarem a boicotar a vinda Bolsonaro e vieram todas nos dar todo o suporte. Foi maravilhoso ver todas empenhadas em abraçar a causa das manas de NY, que na verdade, era causa de todas também. E é esse o nosso compromisso, quando Bolsonaro ou algum outro membro desse governo nefasto visitar qualquer outra cidade, nos uniremos todas em articulações e campanha online.

Neste momento, sentindo o gostinho da vitória da resistência, seguimos mais fortes e determinados. o Hotel Marriott Times Square aceitou sediar o evento e seguimos com fogo nos olhos para derrubar essa decisão. Somos cerca de 13 grupos trabalhando em conjunto. Nos articulamos em reuniões presenciais e online, orquestramos ações como pressionar não apenas o hotel, como os patrocinadores do evento também. Contatamos a imprensa e lideres politicos e conseguimos a atenção do Senador Brad Hoylman, que se dedicou intensamente em barrar a vinda de Bolsonaro à Cidade. Protestos, na frente do Marriot, ainda estão sendo feitos diariamente para envergonhar o evento, que acontecera dia 14 de maio.         

Dentre muitos aliados no Brasil, tivemos um grande apoio do coletivo 342Artes, que ajudou a dar visibilidade pra nossa causa; mobilizando a imprensa a divulgar as ações e engajando muita gente no Brasil nessa resistência em NY. Enquanto Bolsonaro é repudiado em NY, o coletivo Brado-NY homenageou Lula como “Personalidade do Ano” no dia 9 de maio em um evento no The People’s Forum, que contou com a presença de sua filha Lurian Lula da Silva.

A mobilização foi realizada majoritariamente por mulheres?

É importante ressaltar que, essa militância foi liderada, majoritariamente, por mulheres. O movimento #EleNao conseguiu trazer muitas pra luta e mostrou a força da união entre mulheres, fortalecendo em muito o movimento feminista. Apesar de ter sido um trabalho em conjunto, gostaria de ressaltar o empenho do coletivo Defend Democracy in Brazil. Myriam Marques e Natalia de Campos, em especial, foram muito comprometidas com a causa e orquestraram um plano maravilhoso.

E gostaria de citar o trabalho da companheira Zule Houghton (‘membra’ muito querida do Mulheres da Resistência e colaboradora de outros coletivos brasileiros em NY) e que, alem de comparecer TODOS os dias em frente ao hotel durante essa campanha, está de frente em todas as ações. Zule é uma baiana maravilhosa que nunca havia se envolvido com militância antes e hoje lidera movimentos aqui.

E, no grupo das Mulheres da Resistencia no Facebook, vemos muitas mulheres com o mesmo perfil, de terem se envolvido com a militância após o movimento #EleNao… e que nunca se sentiram tao empoderadas na vida. E precisamos de mais e mais mulheres vindo pra luta, pois ja mostramos q, organizadas, podemos derrubar esse retrocesso pelo qual o mundo esta passando, especialmente o nosso Brasil.

Muito influente na política local, mulher negra, ativista, feminista e bissexual, Chirlane MCcray, esposa do prefeito Bill de Blasio, foi quem comprou a briga e influenciou o prefeito a entrar na campanha contra o evento e à visita de Bolsonaro a Nova York.  

As mulheres também a grande maioria nos protestos, acho que isso também se da pelo forte senso de solidariedade, emparia, de comunidade e bem estar coletivo das mulheres.   

Após tantas derrotas, conseguir cancelar a vinda de Bolsonaro e ver tanta gente se envolvendo nessa campanha, foi muito motivador para todos. Ativistas em várias partes do mundo sentiram um gostinho maravilhoso da vitoria e se sentiu um pouco responsável por isso. E é isso aí. Cada um que se mobilizou de alguma forma, foi responsável.

O mais gratificante foi esse trabalho em conjunto e mostramos que o povo unido tem uma força imensa e que precisamos nos mobilizar de verdade para reduzir os danos desse governo e impedir esse retrocesso em tantas áreas. Estamos todos de parabéns pelo empenho e comprometimento com a militância. Principalmente nós mulheres, que já mostramos uma nova maneira de fazer política; mais humana, mais voltada para o bem comum. Como já dizem: “o futuro é feminino”.  

Bolsonaro acabou de confirmar que irá ao Texas receber o prêmio. Vocês já estão preparando algum ato em Dallas?

Após sofrer forte rejeição em NY, até mesmo pelo prefeito da cidade, seguimos fortes e comprometidos em evitar ou desmoralizar a visita de Bolsonaro aos EUA. A coalisão #CancelBolsonaro de NY está conectada com a militância do Texas e estamos juntos articulando ações locais e online para mostrar ao governo Bolsonaro e ao mundo que #elenao é bem vindo em nenhum país. Esse é o nosso compromisso no exterior. Ele que nos aguarde!  

Algumas fotos das manifestações organizadas pelo coletivo

Foto: Coalisão #CancelBolsonaro/ George Day e Gira Lister
Foto: Coalisão #CancelBolsonaro/ George Day e Gira Lister
Foto: Coalisão #CancelBolsonaro/ George Day e Gira Lister
Foto: Coalisão #CancelBolsonaro/ George Day e Gira Lister
Foto: Coalisão #CancelBolsonaro/ George Day e Gira Lister
Foto: Coalisão #CancelBolsonaro/ George Day e Gira Lister
Foto: Coalisão #CancelBolsonaro/ George Day e Gira Lister

Larissa Bernardes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Larissa Bernardes

Recent Posts

‘Se não reagirmos, em 15 anos não haverá mais democracia no mundo’, diz pesquisador

João Cezar de Castro Rocha tem um trabalho árduo que ele mesmo se impôs: frequentar…

30 minutos ago

Tarcísio pula abertura de feira de agronegócio para acompanhar ato de Bolsonaro em Ribeirão Preto

Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União),…

1 hora ago

Aniversário de 79 anos da morte de Mussolini tem homenagens facistas

O 79º aniversário da morte de Benito Mussolini e sua amante, Claretta Petacci, foi celebrado…

2 horas ago

Quem é Andressa Mendonça, ex-mulher que ameaça ‘contar podres’ de senador bolsonarista

Andressa Mendonça, ex-mulher do senador Wilder Morais, ganhou destaque neste domingo (28) ao ameaçar expor…

3 horas ago

Ex-mulher de senador Wilder Morais ameaça contar podres se bolsonarista não abrir carteira

Ex-mulher do senador Wilder Morais (GO), Andressa Mendonça ameaçou expor os podres do bolsonarista caso…

4 horas ago

Madonna de cidadã honorária do Rio é o cúmulo da viralatice. Por Nathalí

Por Nathalí Dessa vez a síndrome de vira-lata foi longe demais: a câmara de vereadores…

5 horas ago