TSE diz que número de adolescentes aptos a votar é o menor da história

Atualizado em 20 de fevereiro de 2022 às 19:27
TSE diz que número de adolescentes aptos a votar é o menor da história. Foto de urna eletrônica com a tecla confirma na cor verde.
Se comparado a 1992, número é 77% menor. Foto: Heloise Hamada / g1

O número de jovens eleitores entre 16 e 17 anos é o menor da história do país, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os adolescentes que já tiraram o título de eleitor nessa faixa etária e estão aptos a votar era de, até janeiro, 730.693 pessoas.

Se comparado com as eleições municipais de 2020, o número caiu 26%. Na época, de acordo com o TSE, havia 992.513 pessoas entre 16 e 17 anos que participaram da votação. Já em relação às eleições de 2018, a queda é ainda mais significativa, de 47%. Quatro anos atrás, 1.400.613 adolescentes estavam autorizados a ir às ruas. Em 1992, por exemplo, já no período democrático, havia 77% mais jovens nessa faixa etária que podiam participar da votação.

Leia mais:

1 – Fugindo do TSE, Telegram tem advogados como representantes no Brasil

 

2 – General defende TSE, urnas eletrônicas e enquadra Bolsonaro

 

3 – Ex-ministro do governo abandonou cargo por ataques de Bolsonaro ao TSE

Prazo do TSE para cadastro de novos eleitores vaia até 4 de maio

Até o dia 4 de maio deste ano os adolescentes queiram votar podem procurar o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) mais próximo de casa para tirar o título. Os jovens de 15 anos que completarão 16 anos até 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições, também poderão fazer o documento.

Apesar de preocupante, o voto de adolescentes é facultativo, o que pode explicar parte da queda no número de eleitores nessa faixa. É provável que a grande maioria ainda não tenha ido aos TREs para fazer o título eleitoral.

Outros fatores, como a falta de confiança em representantes políticos e o desinteresse em relação aos pleitos eleitoras podem ser sintomas do desinteresse desse grupo em participar das eleições.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link