O ESSENCIAL: Zelensky convoca bancada da GloboNews para o front na Ucrânia

Com Elias Jabbour

Atualizado em 28 de fevereiro de 2022 às 21:39
Ucrânia e Rússia
Guerra entre Ucrânia e Rússia é analisada pelo professor Elias Jabbour

Nesta segunda-feira (28), no Essencial DCM, o jornalista Kiko Nogueira entrevista o doutor Elias Jabbour para falar da guerra entre Ucrânia e Rússia. Ele também é mestre em Geografia Humana e professor dos Programas de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) e em Ciências Econômicas (PPGCE) da UERJ. A moderação é do apresentador Décio Nogueira.

O principal assunto do dia é a reunião entre líderes da Ucrânia e da Rússia para tentar alcançar um acordo de paz. Porém, as comitivas não chegaram numa conclusão e um segundo encontro deve acontecer nos próximos dias. Ambos os países dizem que querem encerrar a guerra.

Durante a atração exibida no canal do YouTube do DCM TV, Elias faz uma análise sobre cada ponto do conflito que envolve os russos, ucranianos e integrantes da OTAN. Na avaliação dele, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, seria capaz de dar um fim na batalha.

“Eu acho que a nunca pessoa capaz de dar um fim nessa guerra é Joe Biden. Se ele declarar que a Ucrânia não entra na OTAN, a guerra acaba amanhã. Eu acredito que deva haver um diálogo entre todos os envolvidos. Ao mesmo tempo, eu levo em consideração a questão de segurança da Rússia”, comentou.

Leia mais:

1 – Palestina surda de 11 anos é atacada pela polícia israelense, mas não será notícia por não ser ucraniana

2 – Moro estreia podcast chamado “Demorô”. Sacou a pegadinha?

3 – Lula vai ao México para se encontrar com o presidente López Obrador

Elias Jabbour explica o motivo da Rússia estar em guerra com a Ucrânia

Na avaliação do professor, o país presidido por Putin não tem como objetivo atacar a Ucrânia. Ele explica que os russos estão enfrentando outro inimigo: a OTAN. “O mundo não é bonito. Do mesmo jeito que a Rússia atacou a Ucrânia, os Estados Unidos invadiu a Somália com drones (…) O mundo é feio. Só agora que começou a defesa da humildade que passa pela Ucrânia”, pontua.

“A batalha que o Putin está travando é contra o maior violador dos direitos humanos, que é a OTAN. E quem tá no meio disso é a Ucrânia. O Putin não tá guerreando contra a Ucrânia. Ele tá guerreando contra a OTAN”, completa.

Confira o vídeo abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram clique neste link