Em delação, Élcio diz não acreditar na versão de Lessa, de que não recebeu para matar Marielle

Atualizado em 27 de julho de 2023 às 23:59
Ronnie Lessa e Élcio Queiroz. Foto: Reprodução

Publicado originalmente no “Brasil de Fato”

Em depoimento à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal (MPF), Élcio Queiroz, que dirigia o carro usado para perseguir a vereadora Marielle Franco no dia de sua morte, afirmou que não acredita que Ronnie Lessa, acusado de ser o executor da parlamentar, não tenha recebido dinheiro para cometer o crime.

Interpelado pelo delegado Guilhermo Catanbry, se “olhando pra trás, o senhor acredita nessa versão de que ele não recebeu nada, Queiroz não titubeou. “Não”. Em seguida, o ex-policial militar justificou sua resposta.

“Por que depois do fato, vi um acréscimo muito grande… como se diz…no patrimônio; tinha a Evoque; comprou uma Dodge Ram blindada; uma lancha, uma nova; que a dele tinha virado no quebra mar, que ele refez e quase deu perda total, mandou reformar, vendeu e pegou uma zero; e depois disso viajou com o meu filho [para os EUA]”, explicou Queiroz.

Caso Marielle e Anderson: leia o depoimento de Élcio Queiroz com o relato do dia do assassinato

Ainda de acordo com o ex-policial militar, após o assassinato de Marielle, Lessa começou a reformar duas casas, sendo uma de veraneio, em Angra dos Reis. Quando o questionado sobre os gastos, Queiroz ouviu a seguinte resposta:

Marielle Franco. Foto: Reprodução

“A esposa reclamando que ele estava vivendo de aluguel, pagando na verdade duas casas, a 566 que ele morava; dois condomínios; que ele estava gastando, dando dinheiro pros outros e tal; podendo estar na nossa casa, não faz nossa casa; aí falei com ele: ‘pô cara, ao invés de fazer sua casa, você tá gastando dinheiro com casa de praia, podendo fazer sua casa, o seu pessoal tá chateado’; aí ele falou: ‘cara, eu tenho dinheiro pra fazer essa casa e fazer a da Barra, dinheiro eu tenho para as duas’”, contou Queiroz, no depoimento.

Indagado pelos investigadores se havia recebido algum valor por dirigir o veículo, Queiroz explicou que não conhecia o alvo (Marielle Franco) e não sabia qual era o plano de Ronnie Lessa. Mas, confessou ter recebido R$ 1 mil naquela noite de 14 de março de 2018, quando a parlamentar foi assassinada.

“Cara, tu tá duro?”, teria perguntado Ronnie Lessa. “Tô… mas qual foi, o que é? Ele falou: ‘vou te dar isso aqui cara, segura isso aqui…mas não é por causa disso não hein…não tem nada a ver com o crime não’; e me deu mil reais; sempre ele me dava um dinheiro; esse dinheiro ele me deu, mas falou que não tinha nada a ver com essa parada; ele falou que jurava, não botei um centavo nisso aí; eu falei não precisa não; aí aquele precisa, não precisa… ele me deu mil reais.”

As declarações de Queiroz fazem parte do acordo de delação premiada firmado entre o ex-policial militar, a PF e o MPF. O depoimento foi realizado no dia 14 de junho de 2023, no Comando de Aviação Operacional (CAOP), situada no hangar da Polícia Federal, no dentro do aeroporto de Brasília.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link