Destaques

Em diálogo vazado, Dallagnol comenta foto de Moro e Zucolotto de “sunga V” e cita a “G Magazine”

Carlos Zucolotto e seu amigo Sergio Moro. Reprodução Flickr Podemos

Em mais um diálogo obtido pelo DCM, captado no âmbito da Operação Spoofing, entre Deltan Dallagnol e Sergio Moro, ambos conversam sobre a preocupação do ex-procurador externada ao ex-juiz acerca de uma postagem que viu no Facebook do antigo titular da 13ª Vara Federal de Curitiba ao lado de Carlos Zucolotto Junior.

Nela, chamam a atenção a proximidade do atualmente senador pelo Podemos paranaense com Zucolotto (“um bom amigo”), a intimidade entre o acusador e o juiz que deveria decidir o caso, que anos mais tarde viria a ser um dos fatores que desencadeariam na anulação dos julgamentos da Lava Jato e a “brincadeira” de cunho homofóbico feita pelo deputado cassado a partir de uma foto em que o magistrado estava com Zucolotto em uma pescaria usando uma sunga:

“O que mais me preocupa é que isso tem um potencial de um escândalo por causa dessa sunguinha “V” que está usando”, disse Dallagnol. “O maior risco é a G Magazine descobrir”.

A foto foi excluída da rede social.

Na mesma conversa, ambos demonstram sua preocupação com as acusações de Rodrigo Tacla Duran, afirmando tratarem-se de mentiras.

Zucolotto, fazendo arminha com a mão, e Sergio Moro. Reprodução

Não seria a primeira vez que uma peça íntima ganharia destaque na Lava Jato. Recentemente, Tony Garcia disse ter vídeos de uma suposta “Festa da Cueca” que contou com desembargadores do TRF-4 e cujas imagens teriam sido utilizadas pela “República de Curitiba” para chantageá-los afim de ter suas decisões confirmadas na segunda instância da Justiça Federal.

Carlos Zucolotto, ex-sócio da hoje deputada Rosangela Moro, mulher de Sergio, teria sido o intermediário a quem Tacla Duran pagou US$ 613 mil em troca de “facilidades” na Lava Jato.

As implicações

Leitura atenta do diálogo mostra que ambos estavam combinando uma resposta à imprensa sobre a minuta do acordo que Tacla Duran faria com o Ministério Público Federal de Curitiba e que ela estava em conformidade com as condições negociadas por Zucolotto.7

Todas as condições do acordo que Zucolotto expôs a Tacla Duran, inclusive a redução da multa, se repetiram na minuta enviada pelos procuradores Júlio Noronha e Roberto Pozzobon. E mais: na conversa, mencionam o fato de que Tacla Duran guardou cópia dos dois arquivos.

As propostas de redução dos valores e das condições de pena de Tacla Duran prometidas pelo ex-sócio de Rosangela Moro constaram na minuta do acordo feito pelo MPF, sendo assim um indício de que o advogado entregava as facilidades que vendia.

A troca de mensagens

23 Aug 17

14:33:25 Deltan Caro, ninguém aqui conhece esse advogado. Pesquisamos na internet e apareceu o nome da Rosangela. Vamos fazer uma resposta para a Monica Bergamo, mas queremos saber que relações podem existir para não errar nas informações.

14:33:25 Deltan

1. Rodrigo Duran Tacla diz que, entre março e abril de 2016, ele tratou dos problemas que tinha na Operação Lava Jato com o advogado Carlos Zucolotto Junior, que era seu correspondente em Curitiba.

2. Duran Tacla diz que, quando procurou Zucolotto, outros advogados que o representavam oficialmente já tratavam com os procuradores. E que o procurador Roberson Pozzobon tinha proposto como acordo, por meio desses profissionais, que ele pagasse uma multa de US$ 15 milhões, além de cumprir pena de prisão.

3. Zucolotto, segundo relato de Duran Tacla, disse que poderia fazer uma negociação “paralela” com a Lava Jato para melhorar a proposta do Ministério Público Federal. E que, para isso, teria que receber por fora para “cuidar das pessoas que ajudariam” na missão.

4. Sempre de acordo com o depoimento de Duran Tacla, Zucolotto disse ainda que seu “contato” no MPF poderia conseguir que “DD [Deltal Dallagnol] entre na negociação”.

5. Ainda conforme o depoimento, depois da oferta de Zucolotto, os procuradores Julio Noronha e Roberson Pozzobon enviaram a Duran Tacla, por correio eletrônico, um modelo de acordo com as condições alteradas, iguais àquelas indicadas por Zucolotto em mensagens enviadas a Duran Tacla. Ele diz ter cópia das mensagens de Zucolotto e dessa proposta.

6. Essas condições eram: prisão domiciliar e multa menor. Este é o relato.

Eu gostaria de perguntar se:

1. O advogado Zucolotto em algum momento entrou em contato com procuradores da força-tarefa ou com algum interlocutor destes para interferir pelo investigado Rodrigo Duran Tacla.

2. O advogado Zucolotto ainda é advogado do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, como consta em ação trabalhista movida por este para receber diferenças de diárias correspondentes ao ano de 2005. E se Zucolotto o procurou ou o abordou em algum momento para falar sobre o caso de Duran Tacla.

14:33:29 Deltan URGENTE

14:37:14 Deltan Acabei de ver agora no facebook que Vcs são amigos no face

14:39:20 Deltan

15:19:21 Deltan O que mais me preocupa é que isso tem um potencial de um escândalo por causa dessa sunguinha “V” que está usando.

15:19:38 Deltan (tentando manter o bom humor)

15:35:30 Deltan achei o “rascunho cibernético” do livro do Tacla onde ele cita o Zucolotto: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:iscl2TFHvW0J:testimonioduran.es/wp-content/uploads/2016/05/rodrigo-duran-tacla-testimonios.pdf+&cd=14&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

18:05:28 OK. Já falei com Lima e Januário e respondi Bergamo.

18:05:57 O Zucoloto é um bom amigo e Tacla mente.

18:38:29 Da sunga, era outra época. Conseguiu isso no Facebook de quem? Meu?

21:01:14 Deltan ???

21:02:33 Deltan Tacla mente e muito. Meu receio é o potencial danoso da mentira. Se for contra Vc, é mais fraca (e por isso é esse advogado), mas se for contra mim, não tenho a mesma credibilidade pública que Vc tem, então tenho preocupações com o desgaste. Com outros ataques acostumei, mas esse é muito baixo

21:03:00 Deltan do facebook dele, e isso que não sou nem amigo dele no face rs… tá lá aberto… o maior risco é a G Magazine descobrir rs

21:19:15 Esse negócio do Zucoloto é uma completa mentira. Ele é um amigo próximo e só atua na área trabalhista. Se ele tiver documentos, é porque forjou mas duvido que tenha.

21:20:02 Da foto realmente, tem que tirar do Facebook… O peixe é bonito pelo menos

21:21:04 Deltan rs… acho conveniente, até pela sunguinha “v”

21:22:29 Deltan Eu acho que foi proposital. Queria ‘construir’ a história de modo a o reporter poder contribuir. Então me vinculou ao cara, como se ele me vendesse, apesar de eu não conhecer, e apontou um “amigo” comum, quando ele é amigo seu. Ele quer é nos afastar do caso dele. Até fez o paralelo com o caso do Gilmar.

 

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link 
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Fernando Miller

Fernando Miller, paulistano, advogado, palmeirense

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Fernando Miller

Recent Posts

Putin demite ministro da defesa da Rússia que estava no cargo há 11 anos

Neste domingo (12), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, dispensou o ministro da Defesa nacional,…

8 minutos ago

Como os bolsonaristas usaram as cheias no Sul para intensificar onda de fake sobre o flagelo

Desde o início da enchente no RS os perfis bolsonaristas estão trabalhando de forma coordenada…

1 hora ago

Morre aos 83 anos o ator Paulo César Pereio, figura emblemática do cinema brasileiro

O cinema brasileiro está de luto com a triste notícia do falecimento do aclamado ator…

2 horas ago

“Inventaram que fui linchado em abrigo no RS”, desabafa Pimenta contra fake news

"Após 10 dias vendo os gaúchos e gaúchas enfrentando a ira da natureza, confesso que…

2 horas ago

Doação milionária de Madonna ao RS era fake news, admite colunista

Após o show de Madonna na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, circulou a…

2 horas ago

Mais de um terço dos brasileiros acredita que urnas foram fraudadas em 2022

Uma pesquisa recente da Genial/Quaest, divulgada no domingo (12), revelou que mais de um terço…

2 horas ago