Em outdoor oficial do partido, Mourão e Levy Fidelix posam como se formassem chapa para 2022

Atualizado em 16 de fevereiro de 2021 às 18:40
Outdoor instalado pouco antes do Carnaval em Bauru-SP

Um outdoor com o vice-presidente Hamilton Mourão e o presidente do PRTB, Levy Fidelix foi instalado na semana passada na cidade de Bauru (SP), e outros como ele serão colocados em mais algumas dezenas de  municípios pelo país, referentes à campanha de filiação do partido.

Na foto que ilustra a propaganda, Mourão e Fidelix posam como se fossem uma chapa eleitoral, ao lado dos dizeres: “A renovação já começou. Filie-se e seja candidato em 2002. Ass: Levy Fidelix e General Mourão.

As intenções não ficam só na imagem subliminar. “O Mourão vai ser candidato a presidente da República em 2022 pelo PRTB, escreve o que eu to te dizendo”, disse ao DCM, contanto que tivesse sua identidade preservada, um membro do PRTB próximo à cúpula do partido. “O homem (Mourão) está animado é só que posso dizer nesse momento”, completou outro, sob as mesmas condições.

O partido a que Mourão e Fidelix são filiados é a sigla mais à direita do espectro político brasileiro dentro da legalidade. Depois dela, só o fascismo escancarado e associações clandestinas, com quem, aliás, o PRTB de Mourão gosta de flertar. Veja, por exemplo, este flyer de um evento de 2015, chamado Dezembrada. A imagem fala por si.

Cartaz de propaganda de evento de lançamento de uma frente nacionalista. Repare na estética da coisa e em seus realizadores (Crédito: divulgação)

Em outubro de 2018, a Frente Integralista Brasileira (FIB), grupo político que carrega as bandeiras da extinta Ação Integralista Brasileira e de seu fundador, Plínio Salgado, formalizou o seu “apoio crítico” à então candidatura presidencial de Jair Bolsonaro e Mourão.

Antes disso, em uma articulação na origem desse apoio, o presidente do PRTB, Levy Fidelix, encontrou-se com o presidente nacional dos integralistas, em Campos do Jordão (SP), onde conversaram e tomaram vinho por cinco horas, segundo contam os integralistas. Ao fim da reunião, o presidente Victor Barbuy presenteou Levy com um livro e uma dedicatória, como se vê abaixo.