Em plena pandemia de coronavírus, Bolsonaro faz dispensa em massa no Mais Médicos. Por José Cássio

Atualizado em 21 de março de 2020 às 19:40
O comunicado de dispensa encaminhado aos profissionais pelo ministério da Saúde: atendendo interesses de entidades médicas, que não querem expandir o exercício da medicina no Brasil, Bolsonaro manda sacrificar o povo que precisa de atenção básica

Em plena pandemia de coronavírus, que Bolsonaro classifica como ‘gripezinha’, o ministério da Saúde decidiu dispensar médicos contratados três anos atrás, ainda na gestão de Michel Temer, para compor as equipes de atenção básica do programa Mais Médicos do governo federal.

As dispensas são de profissionais formados no exterior que ainda não conseguiram fazer o Revalida – exame de reconhecimento de diplomas de medicina emitidos por instituições de ensino estrangeiras.

Esses profissionais receberam no final da tarde desta sexta, 20, um comunicado do ministério da Saúde informando que terão suas atividades suspensas a partir de 25 de abril.

Tratam-se de médicos que foram contratados, conforme o edital, por um período de três anos, renováveis por mais três, para atuar em cidades carentes.

Os dispensados dizem que adiaram férias para ajudar nos atendimentos de prevenção ao surto de coronavírus.

Reclamam também que o governo Bolsonaro se recusa a organizar o Revalida para atender interesses de conselhos contrários à expansão de profissionais da medicina no país.

Médicos de todos os Estados receberam a carta de dispensa do ministério da Saúde num momento crítico que o presidente da República insiste em classificar de ‘gripezinha’

LEIA TAMBÉM: Como Mandetta usa o ministério da Saúde para impedir a expansão do exercício da medicina no Brasil

LEIA TAMBÉM: Irresponsável, presidente chama pandemia de ‘gripezinha’