Em Portugal, esquerda e centro-direita se unem e isolam extremistas do Chega

Atualizado em 27 de março de 2024 às 17:00
José Pedro Aguiar-Branco, novo presidente da da Assembleia de Portugal. Foto: reprodução

Nesta quarta-feira (27), os deputados de centro-direita e de esquerda firmaram uma aliança no Parlamento de Portugal. O acordo elegeu José Pedro Aguiar-Branco como presidente da Assembleia da República e resultou no isolamento do Chega, partido de extrema-direita.

Aguiar-Branco, representante de centro-direita, conquistou 160 votos dos parlamentares, enquanto o candidato do Chega, Rui Paulo Sousa, recebeu 50.

Um acordo entre a centro-direita e o Partido Socialista determinou que a presidência do Parlamento será rotativa, com o novo presidente da Assembleia ocupando o cargo pelos próximos dois anos, seguido por um candidato indicado pelos socialistas. A eleição de Aguiar-Branco ocorreu após quatro rodadas de votação entre os parlamentares.

A coalizão Aliança Democrática (AD), composta pelo Partido Social Democrata, saiu vitoriosa nas eleições gerais de 10 de março, com o Partido Socialista em segundo lugar, por uma margem estreita.

André Ventura, líder do Chega, partido de extrema-direita de Portugal. Foto: reprodução

O Chega, partido de extrema-direita, ficou em terceiro e quadruplicou sua representação parlamentar, refletindo uma tendência política para o populismo ultraliberal em toda a Europa.

Com 156 assentos combinados no Parlamento de 230 deputados, o PSD e os socialistas garantiram a eleição de Aguiar-Branco.

Analistas preveem instabilidade para o governo minoritário da AD, que possui apenas 80 assentos e enfrenta desafios para aprovar legislação sem o apoio do Chega, cujo líder, André Ventura, exigiu um acordo de longo prazo em troca de suporte.

Após o compromisso anunciado, Ventura afirmou que o PSD escolheu seu “companheiro de jornada” e agora precisa colaborar com ele durante seu mandato.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link