Em voto, Fux afirma que Forças Armadas não são poder moderador

Atualizado em 29 de março de 2024 às 11:54
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. (Foto: Reprodução)

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), proferiu um voto nesta sexta-feira (29) que visa clarificar a interpretação da Constituição do seu artigo 142 e da legislação que regula as Forças Armadas (FA), destacando que elas não detêm poder moderador e não podem intervir nos poderes Legislativo, Judiciário ou Executivo. Com informações da Folha de S.Paulo.

O posicionamento do ministro foi apresentado durante o julgamento de uma ação no STF que teve início nesta sexta e está previsto para ser concluído até o dia 8 de abril.

Além disso, Fux ressaltou que o uso das FA para a “garantia da lei e da ordem” se destina a lidar com situações excepcionais de grave violação à segurança pública, após o esgotamento de outros mecanismos de preservação da ordem. Ele ainda sublinhou que a autoridade sobre as Forças Armadas está vinculada às competências atribuídas pela Constituição ao presidente da República.

Essa posição de Fux é uma resposta a uma ação movida pelo PDT em 2020 contra “eventual intervenção militar”. Já havia uma decisão liminar (provisória) do ministro, estabelecendo que a prerrogativa do presidente da República de autorizar o uso das Forças Armadas não pode ser exercida contra os outros dois Poderes.

A medida foi uma reação a movimentos que pediam o fechamento do STF e do Congresso, vinculados a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Augusto Aras durante sessão plenária do TSE em 2019. (Foto: Roberto Jayme)

O embate ganhou destaque após o procurador-geral da República, Augusto Aras, sugerir que as Forças Armadas poderiam intervir se “um poder invadisse a competência de outro”, conforme uma entrevista concedida na época.

No entanto, ele posteriormente esclareceu que foi mal interpretado. O PDT, então, acionou o STF contra o dispositivo constitucional e uma parte da lei que regulamenta as Forças Armadas.

Tanto a Constituição quanto a lei 97/1997, que disciplina as Forças Armadas, preveem que elas estão sob “autoridade suprema do presidente da República e destinam-se à defesa da pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”. Esses dispositivos foram contestados na ação movida pelo PDT.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link