Entenda a briga na Justiça entre Thereza Collor e sua irmã

Atualizado em 22 de janeiro de 2024 às 16:17
Lourdinha Lyra e Thereza Collor. Foto: Reprodução

Empresária e atual responsável pela gestão do patrimônio do Grupo João Lyra, Maria de Lourdes Pereira de Lyra, a Lourdinha Lyra, processou sua irmã, Thereza Collor, ex-cunhada do ex-presidente Fernando Collor de Mello, por calúnia. A queixa-crime cita calúnia e difamação, e pede uma compensação financeira por danos a reputação.

Thereza acusa Lourdinha de ser responsável pela má gestão do patrimônio do grupo e a redução dos valores dos bens da família. Ela foi nomeada responsável pelos negócios da família em 2018 após problemas de saúde de João Lyra, patriarca e ex-político.

João faleceu em agosto de 2021, vítima de Covid, e Lourdinha assumiu o controle total do patrimônio. Ela também administra a Laginha, empresa que faz parte do conglomerado familiar e está em processo de falência.

João Lyra, que morreu em agosto de 2021, e a filha Thereza. Foto: Reprodução

Em entrevista feita à revista IstoÉ no final de 2023, Thereza criticou as escolhas de parceria feitas por Lourdinha na gestão e a acusou de falta de transparência e autoritarismo. Ela também afirmou que a irmã prejudicou a mãe delas, Solange Queiroz Ramiro da Costa, credora da empresa falida.

Na Justiça, os advogados de Lourdinha alegam que as acusações da irmã são infundadas e têm como objetivo fazê-la renunciar ao papel administrativo. Ela diz que as alegações não têm base factual e são uma reação à insatisfação com as decisões judiciais relacionadas ao processo de falência.

As duas estão em meio a uma disputa judicial desde 2021. A fortuna de Lyra foi avaliada em R$ 1,9 bilhão em 2017 e, com correção monetária, pode chegar a R$ 2,7 bilhões em valores atuais. Lourdinha já foi alvo de processos de Thereza e dos irmãos, João e Ricardo Lyra, anteriormente.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.