Entenda o que é Swift, sistema de que a Rússia pode ser excluída

Isso pode afetar a Rússia

Atualizado em 26 de fevereiro de 2022 às 15:32
Swift é o principal sistema internacional para transferências e ordens de pagamento
Swift é o principal sistema internacional para transferências e ordens de pagamento (foto: EPA/Reprodução)

Depois do começo da guerra da Rússia contra a Ucrânia, cada vez mais países concordam que Moscou deve ser punida com a exclusão do sistema financeiro Swift, o que seria um duríssimo golpe na indústria do país, especialmente, nos setores de petróleo e de gás.

Mas, o que é o Swift? A Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais – que forma a palavra Swift em inglês: Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication – é um sistema financeiro que permite transações e pagamentos internacionais de maneira padronizada. É muito usado para importações e exportações, pois simplifica todos os processos de compra e venda.

Esse é o principal mecanismo de financiamento do mundo, tendo sido criado em 1973 na Bélgica. Atualmente, 11 mil bancos de cerca de 200 países fazem parte do sistema.

Além de facilitar as transferências e emissão de ordens de pagamentos, o Swift tem uma alta capacidade de troca de mensagens simultâneas – cerca de 40 milhões por dia, segundo dados divulgados em 2020. Também é bastante fácil localizar os bancos participantes, pois todos são identificados por siglas.

LEIA MAIS:

1 – “Preciso de munição, não de carona”, diz Zelensky aos EUA
2 – EUA estão prontos para ajudar Zelensky a deixar Ucrânia
3 – Zelensky abandonou Kiev, diz presidente da Duma da Rússia

O que o Swift faz?

Swift não faz o pagamento em si, mas permite que as quitações sejam feitas diretamente entre instituições financeiras de todo o mundo. As informações são trocadas em tempo real e embaralhadas por criptografia para manter a segurança da transação. O sistema em si ganha até 5% em taxas de acordo com o valor da operação.

Caso sejam excluídos, os russos perderiam essa capacidade de negociar duas das principais fontes de renda do país, o que traria resultados catastróficos para sua economia. No entanto, muitos governos ainda não apoiam a decisão porque isso também prejudicaria seus próprios territórios por conta da interrupção de fornecimento, especialmente, do gás russo.

Mesmo que fossem retirados do Swift, os russos ainda poderiam processar esse pagamento de outras formas próprias, mas é natural que o volume de transações despenque por conta das dificuldades logísticas e do aumento de custos por estar fora do sistema.

Com informações da Agência Ansa.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link