Destaques

Esgotou-se o repertório de blefes de Bolsonaro. Por Moisés Mendes

Presidente Jair Bolsonaro – FOTO: ALAN SANTO/PR

Publicado originalmente no blog do autor

Por Moisés Mendes

Ele blefa pela manhã e tenta consertar o blefe à tarde. Bolsonaro gostou do alerta sobre a corda esticada, usado pelo general Luiz Eduardo Ramos, repetiu a figura e passou a brincar com metáforas sobre o golpe, sempre para blefar.

É só o que faz. Anunciar o golpe é sua diversão. Brincar de ditadura, como diz Gilmar Mendes, é sua obsessão. Assim mantém sua turma atenta e motivada e o país em dúvida sobre o que de fato estaria preparando. O objetivo mesmo é amedrontar o Supremo.

Bolsonaro gostava de usar imagens associadas a casamento, namoro e sexo, sempre para dar a entender que tudo o que faz é parecido com um caso amoroso. Ele é sedutor.

Foi assim que já casou com Sergio Moro, já se separou de Sergio Moro, namorou Regina Duarte, mandou Regina embora. E casa e descasa a todo momento com Rodrigo Maia. Há pouco se separou de Olavo de Carvalho.

Bolsonaro agarra-se ao que é aparentemente singelo, mas é raso, não por orientação de algum marqueteiro, mas porque é assim mesmo. Hoje, decidiu avisar que não será o primeiro a chutar o pau da barraca.

Já foi dito que o grande risco com Bolsonaro não é mais a ameaça de golpe, mas o desastre total da economia, a incompetência para governar. O blefe é apenas um blefe para desviar atenções e mete medo.

Está ficando evidente que ele não tem lastro militar para tentar o que promete. E, se tentar, como último recurso para se fortalecer, como reação ao avanço do Supremo, pode ficar sozinho, ou o golpe pode se virar contra ele mesmo.

Alguém acredita que os generais darão um golpe (como seria esse golpe?) para ficar sob a liderança de Bolsonaro? Os generais seriam capazes de seguir as orientações de um Bolsonaro ditador e segurar um golpe? Por quanto tempo?

Corre e ganha adeptos a tese segundo a qual já vivemos sob um regime militar, em que a última instituição ainda intacta, apesar dos ataques, seria o Supremo. É uma tese forçada.

Bolsonaro é o cara que não sabe como se livrar do truque que inventou. Está viciado em ameaçar todos os dias com golpe.

Escreve notas anunciando o golpe e pede que os militares assinem. Diz num dia, todo cordial, que irá usar as leis para contestar as ações do Supremo. E avisa no outro que está chegando a hora de colocar as coisas no lugar.

O que Bolsonaro talvez espere é um gesto mais forte dos generais. E aí o que temos é Hamilton Mourão, também ameaçado pelo processo eleitoral no TSE, falar que uma bola é feita de couro e que o couro sai da vaca.

Hoje, Bolsonaro largou essa, na posse do novo ministro das Comunicações: “Não são as instituições que dizem o que o povo deve fazer, é o contrário. O povo é quem diz o que as instituições devem fazer”.

O recado é claro. Ele tem voto, tem legitimidade como eleito e sustentação do povo. O Supremo não tem voto.

Mas isso é frase de discurso escrito. Bolsonaro é bom no improviso no cercadinho. Amanhã, se ele se empolgar com o público, poderemos ter outro blefe para comentar a decisão do STF de manter sob controle da Corte o inquérito das fake news.

Pode chegar o dia em que os blefes de Bolsonaro provocarão gargalhadas da própria claque do cercado do Alvorada. Está se esgotando o repertório de blefes de Bolsonaro.

____________________________________________________________________

ESTÃO ESPERANDO?
Em algum momento a Polícia Federal poderá pedalar as portas dos filhos de Bolsonaro, no inquérito das fake news.

Mas encontrará o quê? O que os filhos de Bolsonaro ainda podem ter guardado à espera da pedalada da PF?

Todos as provas contra os garotos, incluindo os computadores, estão lá guardadinhos à espera da batida?

____________________________________________________________________

SE TIVESSE….
“Tivesse (o Supremo) levado o projeto constitucional a sério, haveria militares presos por crimes contra a humanidade. Quando validou, em 2010, a aplicabilidade da Lei de Anistia para crimes de tortura, o STF temia ‘abrir feridas do passado’. Não percebeu que as feridas nunca fecharam e tornou Jair Bolsonaro possível.”
Trecho de artigo na Folha de Conrado Hübner Mendes, professor de direito constitucional da USP, doutor em direito e ciência política e embaixador científico da Fundação Alexander von Humboldt.

Moisés Mendes

Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim) - https://www.blogdomoisesmendes.com.br/

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Moisés Mendes

Recent Posts

Empresário da Porsche que matou motorista de app é denunciado por homicídio doloso e lesão corporal

O Ministério Público de São Paulo denunciou Fernando Sastre de Andrade Filho, 24 anos, por…

21 minutos ago

Operação Mensageiro prende prefeito e vice de cidade em Santa Catarina

A 5ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada nesta segunda-feira (29), resultou na prisão do prefeito…

34 minutos ago

Pais de aluna acusada de racismo contra filha de Samara Felippo retiram da escola

Os pais de uma das alunas que foi suspensa por tempo indeterminado da escola particular…

41 minutos ago

Número de mortos na guerra em Gaza chega 34.488 anuncia Hamas

O Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, governada pelo grupo palestino Hamas, anunciou nesta…

3 horas ago

Socialite conta como foi passar 10 anos em um cativeiro de luxo: “Estava puro osso”

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, afirma que foi mantida em cárcere privado por…

3 horas ago

Petistas querem sinalização de Lula favor da cassação de Moro; entenda

Líderes do Partido dos Trabalhadores (PT) pressionam para que o presidente Luiz Inácio Lula da…

4 horas ago