Essencial do DCM: Apagão de Facebook, Instagram e WhatsApp escancara o poder do monopólio e nossa dependência

Atualizado em 4 de outubro de 2021 às 21:41
Veja o Facebook
Facebook. Foto: Wikimedia Commons

Facebook é o assunto. AO VIVO. Kiko Nogueira e Pedro Zambarda fazem o giro de notícia. Entrevista com o Sérgio Amadeu e Fred Melo Paiva.

LEIA MAIS:

1 – Ciro Gomes foi aconselhado a diminuir tom contra o PT após vaias em ato

2 – Ciro caiu de 17% para 6% entre manifestantes da Paulista. Por Miguel do Rosário

3 – Live das 5: Bolsonaro e Carluxo entram em parafuso com WhatsApp fora do ar

Facebook voltou

A rede social voltou ao ar. Instagram e WhatsApp também estão reestabelecendo suas atividades. As três redes sociais pertencem à mesma corporação, de Mark Zuckerberg.

As outras duas redes de Zuckerberg voltaram suas atividades às 18h40 desta segunda (4).

Elas ficaram fora do ar por quase sete horas.

Ao jornal New York Times, fontes das empresas negam que seja um ataque hacker.

A pane

WhatsApp, Facebook e Instagram apresentam instabilidades ao mesmo nesta segunda (4). Estão fora do ar. Problema visto pelas plataformas ainda não foi explicado oficialmente, mas os usuários que tentam acessá-las encontram um erro chamado “5XX Server Error”.

A explicação é que esse código que as pessoas encontraram dá pistas sobre o que está acontecendo.

Segundo o site TechTudo, o aviso de “5XX Server Error” significa, de forma simples, que o problema está sendo ocasionado por uma falha nos servidores do serviço.

Isso significa, de maneira prática, que o erro ocorre quando o servidor. Vem do computador central de cada uma dessas plataformas, que não consegue completar a solicitação do usuário e, por isso, não tem como exibir a informação desejada.

Considerando o caso do WhatsApp, as mensagens pararam de ser enviadas, enquanto Facebook e Instagram interromperam a exibição de postagens e fotos.

5XX, também chamado de “Erro 500”, costuma aparecer algumas vezes no dia a dia, quando sites apresentam problemas, e em alguns casos pode até ser resolvido pelo próprio usuário. Na situação dos erros de WhatsApp, Facebook e Instagram, porém, a empresa ainda não solucionou a questão nos seus servidores, logo é necessário aguardar.

“Estamos cientes de que as pessoas estão tendo dificuldade para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”, diz o comunicado oficial da companhia.

VEJA O ESSENCIAL DO DCM