Essencial do DCM – Moro sofre derrota na ONU e condena a Justiça brasileira no caso Lula

AO VIVO. Leandro Fortes e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o historiador Eduardo Borges e a jornalista Talita Galli

Atualizado em 27 de abril de 2022 às 21:20
Essencial do DCM - Moro sofre derrota na ONU e condena a Justiça brasileira no caso Lula
Essencial do DCM – Moro sofre derrota na ONU e condena a Justiça brasileira no caso Lula. Foto: Reprodução/DCMTV/YouTube

Moro é assunto. AO VIVO. Leandro Fortes e Pedro Zambarda fazem o giro de notícias. Entrevista com o historiador Eduardo Borges e a jornalista Talita Galli. Veja o DCM TV.

O Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organizações das Nações Unidas) concluiu que o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) foi parcial em seus julgamentos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos processos envolvendo a Operação Lava-Jato. Além disso, o Comitê concluiu que o petista teve seus direitos políticos violados nas eleições de 2018.

Após seis anos de análise, o órgão da ONU deu sua decisão e, como o Brasil ratificou tratados internacionais, ele deve cumprir a recomendação. Porém, a própria Organização sabe que, como não existe uma obrigação, as recomendações correm o risco de serem ignoradas.

LEIA MAIS:

1 – Essencial do DCM: Tornozeleira de Daniel Silveira está pifada; bolsonaristas festejam Elon Musk

2 – Essencial do DCM – SEXTOU com Bemvindo Sequeira

3 – Essencial do DCM – STF julga Daniel Silveira, o brucutu bolsonarista

O que falam do Moro?

Para o Comitê, Moro foi parcial ao julgar os processos envolvendo o ex-presidente Lula e os advogados do petista já foram avisados, porém o anúncio oficial está previsto para acontecer na próxima quinta-feira (28). A defesa de Lula pedia quatro itens fundamentais, todos atendidos: a) a detenção de Lula pela PF em 2016 em uma sala do aeroporto de Congonhas, considerada como arbitrária por seus advogados. b) a parcialidade do processo e julgamento c) a difusão de mensagens de caráter privado de familiares de Lula d) e a impossibilidade de uma candidatura em 2018.

Esta foi a primeira grande derrota internacional do ex-juiz da Lava-Jato e reconhece que Lula foi perseguido. O petista liderava as pesquisas em 2018, quando foi preso e teve seus direitos políticos cassados, sendo impossibilitado de se lançar candidato.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

VEJA O ESSENCIAL DO DCM