150 lojas do Carrefour estão sem receber carnes após retaliação dos produtores
Frigoríficos brasileiros interromperam o fornecimento de carne ao Grupo Carrefour Brasil após a decisão da matriz francesa de não comercializar o produto do Mercosul. A paralisação afeta 150 das 540 lojas da rede no país e pode levar ao desabastecimento total em até três dias, devido à natureza perecível do produto. Ao Estadão, o Carrefour Brasil negou risco de desabastecimento, mas não comentou a suspensão das entregas.
Fontes do setor relataram que cerca de 50 caminhões com carne para o Carrefour, Atacadão e Sam’s Club tiveram suas entregas bloqueadas. “Já percebemos desabastecimento em 30% a 40% das gôndolas da rede”, disse um representante da indústria. Empresas como JBS, Marfrig e Masterboi aderiram ao movimento, sendo a Friboi responsável por 80% das carnes fornecidas à rede, chegando a 100% no Atacadão.
A decisão global do Carrefour foi anunciada após o presidente do grupo, Alexandre Bompard, ouvir críticas de agricultores franceses contrários ao acordo de livre-comércio entre União Europeia e Mercosul. “A raiva e o desânimo dos agricultores motivaram nossa decisão”, afirmou Bompard.
Embora a França tenha importado apenas 0,002% da carne bovina brasileira exportada de janeiro a outubro, o setor teme que a medida afete a imagem do produto em outros países europeus, prejudicando os produtores locais e impactando o mercado.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line