Apoie o DCM

1ª vez na história: Escola de Comunicações da USP terá uma professora trans

Dodi na Université de Lille, na França e campus da USP — Foto: Arquivo pessoal; e Divulgação/USP

Pela primeira vez na história, a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA) terá uma docente trans. A professora doutora Dodi Leal foi convidada para lecionar no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas no primeiro semestre de 2023.

Ela ministra agora a disciplina ‘Fabulações Travestis sobre o Fim’, que aborda conceitos teórico-práticos que envolvem “práticas performativas e corporalidades na cena, além de ser baseada em referências de temporalidades nas artes cênicas”.

Doutora em psicologia social pelo Instituto de Psicologia da USP, Dodi ainda é performer, pesquisadora em Artes Cênicas e iluminadora cênica. Ela também é professora efetiva na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

“Lecionar na USP é um marco de reconhecimento do meu trabalho no Sul da Bahia e também na cena artística trans brasileira. Sou a primeira pessoa trans a se efetivar no ensino superior público de artes do mundo, isso sempre foi uma denúncia, porque só agora, e ainda apenas uma”, afirmou Dodi ao G1.

“É preciso que universidades grandes como a USP tenham pessoas trans no seu quadro docente”, disse a professora. “Para a sociedade, representa uma inversão da lógica do lugar que uma travesti pode ocupar”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link