Apoie o DCM

3. Comissão da Verdade de São Paulo quer coletar assinaturas para pedir revisão da Lei de Anistia

[titulo id=3]

[saibamais leia]

AGÊNCIA BRASIL

[/saibamais]

comissao-da-verdadeA Comissão da Verdade de São Paulo propôs ontem fazer uma campanha nacional para pedir a reinterpretação da Lei de Anistia.

A ideia é coletar assinaturas e encaminhar proposta ao Congresso Nacional, diz o deputado estadual Adriano Diogo, presidente da Comissão Estadual da Verdade de São Paulo.

Em 2010, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a validade da lei de 1979 que impede a punição de agentes de Estado e ativistas que cometeram crimes políticos durante a ditadura militar.

Para o procurador da República Marlon Alberto Weichert, a Lei de Anistia viola a convenção internacional de direitos humanos.

Segundo ele, o direito internacional dos direitos humanos entende que não é possível haver anistia a graves violações dos direitos humanos como tortura, execução sumária e crimes de violência sexual.

Para o procurador, não é necessário fazer um projeto de lei para rever a questão da Lei de Anistia no país, já que pela Corte Interamericana de Direitos Humanos não há anistia para violações graves aos direitos humanos.

“No nosso entendimento, a Lei de Anistia já teve seus efeitos invalidados em função da decisão da Corte Interamericana de Direitos Humanos. O Brasil se obrigou a respeitar e a cumprir as decisões da corte e deve fazê-lo por todos os seus órgãos.”

[final]