Apoie o DCM

À beira do colapso: prefeito no Triângulo Mineiro apela por doação de oxigênio hospitalar

“Gastamos 54 cilindros por dia”, disse prefeito em live
(foto: Reprodução/Redes Sociais)

De Vinícius Lemos no Estado de Minas.

O prefeito de Monte Carmelo, cidade com 48 mil habitantes, no Triângulo Mineiro, fez um apelo para receber cilindros de oxigênio vazios para atendimento de pessoas internadas no município com COVID-19. Paulo Rocha (PSD) fez uma live na noite de sábado (13/2) em uma rede social, informando que a demanda por cilindros na cidade supera a capacidade de fornecimento neste momento e que vai ter que transferir mais pacientes da cidade por falta de leitos.

Neste domingo (14/2), quatro deles já foram levados. Nas últimas semanas, já houve transferências para cidades como Pirapora e Montes Claros, além de Belo Horizonte.

“Precisamos de cilindros de oxigênio vazios. Estamos com problema no fornecimento do equipamento. Gastamos 54 cilindros por dia, o consumo é além da capacidade. Se você tiver cilindro vazio, por favor, nos empreste para fornecer oxigênio para as pessoas que estão internadas”, diz Rocha, em um dos vídeos e explica que não existem empresas na região que consigam fornecer o equipamento usado atualmente na cidade.

Até neste domingo (14/2), 15 cilindros tinham sido disponibilizados à prefeitura, com a promessa de um grupo de empresários para a compra de mais unidades nos próximos dias. A Secretaria de Estado de Saúde foi alertada nesta sexta-feira sobre o problema e informou à prefeitura que buscaria ajuda.

(…)