Apoie o DCM

“A besta do fascismo saiu do controle”: Jean Wyllys fala sobre o Brasil em Paris

Jean Wyllus: “A besta do fascismo saiu do controle” (foto: reprodução)

Reportagem de Yvana Fechine, de Paris, para a Marco Zero Conteúdo, fala sobre uma palestra realizada em Paris, no último sábado (16), o ex-deputado do PSOL, Jean Wyllys, que renunciou ao mandado e saiu do Brasil por sofrer ameaças de morte, argumentou que tão importante quanto perguntar “Quem mandou matar Marielle?” é questionar por que só agora a imprensa brasileira está colocando em evidência as relações da família Bolsonaro com as milícias do Rio envolvidas com os executores do assassinato da vereadora carioca.

Empenhado em denunciar na Europa os ataques à democracia brasileira, Wyllys responde à própria questão com uma hipótese: “A besta do fascismo saiu do controle!”, afirmou o ex-deputado, referindo-se ao presidente Jair Bolsonaro (PSL).

No debate, após a palestra a convite de entidades de defesa dos direitos humanos e da Anistia Internacional na França, Jean Wyllys destacou o fato das ligações do clã Bolsonaro com as milícias estarem sendo reveladas “agora, e somente agora, embora estivessem evidentes muito antes”, inclusive durante a última campanha eleitoral.

O ex-deputado argumenta que a as elites e a imprensa brasileiras começaram a reconhecer a “irresponsabilidade por terem fingido que Bolsonaro não era quem era” para garantir seus próprios interesses e, agora, estão apavorados porque “o presidente tem abrigado no governo fanáticos religiosos, que beiram a psicose, e pessoas completamente incompetentes, e essa atuação pífia e esse comportamento errático, a continuação do modo de campanha no governo, têm ameaçado a agenda econômica que se deseja implementar no País”.

O ex-deputado referia-se, sobretudo, à aprovação de medidas neoliberais, como a Reforma da Previdência. Para Wyllys, foi somente depois que o presidente da República passou a tratar como inimigos pessoais não apenas opositores políticos, mas também jornalistas, que uma parte da mídia brasileira que o apoiou parece, finalmente, estar reconhecendo que “a besta do fascismo saiu do controle”.

(…)