Apoie o DCM

Adolfo Lutz, em SP, confirma 2 casos de variante ômicron no Brasil

Veja a covid
Célula infectada com o Sars-CoV-2, vírus que causa a Covid; partículas do vírus aparecem na cor roxa – National Institute of Allergy and Infectious Diseases/AFP

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou na tarde desta terça (30) que a variante ômicron foi identificada no Brasil, diz reportagem da Folha de S.Paulo. À noite, a confirmação dos dois primeiros casos da cepa no país foi feita pelo governo de São Paulo.

LEIA MAIS:

1 – Polícia prende psiquiatra de 77 anos condenado por estuprar cliente

2 – Desconsolada, Vera Magalhães ataca articulação Lula-Alckmin

3 – Alesp discute instalar centro de memória em antiga sede do DOI-Codi

Variante ômicron no Brasil

Essas amostras coletadas de duas pessoas receberam preliminarmente resultado positivo para a nova cepa da Covid em um exame de um laboratório particular.

Resultados foram depois confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz, ligado ao governo estadual, de acordo com entrevista do secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, à CNN Brasil.

Primeiros resultados foram notificados pelo laboratório Albert Einstein, em São Paulo, ligado ao hospital Albert Einstein. Em cumprimento dos protocolos nacionais, o material foi então enviado ao Adolfo Lutz.

“Nesse momento deixou de ser análise preliminar, nós tivemos uma qualidade técnica bastante aguçada do teste realizado –a genotipagem, essa expansão genética do vírus– pelo hospital Albert Einstein, foi mandado para o Instituto Adolfo Lutz, que já confirmou se tratar de duas amostras compatíveis com a ômicron”, afirmou o secretário na noite desta terça.

Esses exames são de um casal de brasileiros que vive na África do Sul —país onde a nova cepa foi identificada pela primeira vez— e está em visita ao Brasil. O homem tem 41 anos, e a mulher, 37.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link 

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link