Apoie o DCM

Alesp discute instalar centro de memória em antiga sede do DOI-Codi

DOI-CODI
Manifestantes fazem ato pela memória, verdade e justiça em frente ao antigo Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI) na rua Tutoia, no Paraíso, na zona sul de Sao Paulo – Foto: Apu Gomes – 03.mai.2012/Folhapress

Nesta quinta-feira (02), a Alesp irá realizar uma audiência pública em prol da instalação de um centro de memória na antiga sede do DOI-Codi, na rua Tutóia, no bairro do Paraíso, na zona sul da capital paulista.

O conjunto de três prédios abrigou um dos principais centros de tortura do regime militar. Uma delegacia funciona atualmente no local, que é reivindicado por entidades de direitos humanos e vítimas da ditadura.

A audiência busca pressionar as autoridades estaduais a apresentarem uma proposta para o local. O ato é organizado pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, deputado Emidio de Souza (PT), e por entidades como o Núcleo de Preservação da Memória Política.

Leia também:

1- Marília Mendonça vira lei que evita acidentes de avião

2- Grécia torna obrigatória vacinação contra Covid-19 para idosos

3- Wassef é barrado ao entrar no STF; saiba o motivo

Centro de Memória já era requisitado

O  desejo da instalação de um centro de memória existe desde 2014, quando os prédios que compõem o lugar foram tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.

Estima-se que cerca de 5 mil pessoas estiveram presas no DOI-Codi, submetidas a diversas práticas de tortura. Destas, por volta de 50 foram assassinadas.

Em 2018, o 5° Ato Unificado Ditadura Nunca Mais, organizado pelo Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça (CPMVJ) e o Núcleo de Preservação da Memória Política (NM), teve como objetivo recordar a memória dos homens e mulheres que passaram pelo DOI-Codi de São Paulo e reivindicar que o local fosse transformado num espaço de memória. Porém, até agora, nenhuma atitude foi tomada.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.