Apoie o DCM

“Aécio é talvez a maior decepção que já tive na minha longa vida pública”, diz Ciro Gomes

 

Ciro Gomes deu entrevista ao jornal mineiro O Tempo:

Como o senhor viu a declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de apoiar as eleições diretas? 

O Fernando Henrique se acostumou a dizer para cada público aquilo que o público quer ouvir. É um velho demagogo. Eu conheço ele de longa data, e agora pensa que é possível continuar fazendo isso em tempos de redes sociais e em tempos em que a imprensa já não é tão monolítica quanto era quando ele manipulou, por exemplo, a vergonhosa eleição de 1998, da qual eu fui candidato a presidente, e ele manipulou vergonhosamente e não houve nenhum debate.

Eu sou um cara que conheço a deformação da grande mídia brasileira, ou da grande mídia de São Paulo e do Rio para ser mais honesto, porque há uma imprensa regional bastante respeitável, e isso salva um pouco a democracia no Brasil. E agora ele está sendo apanhado dizendo o oposto do que disse ontem, sem ser uma metamorfose ambulante charmosa como o Raul Seixas.

O senador afastado Aécio Neves vai ter seu pedido de prisão julgado na próxima terça-feira. Como o senhor viu as recentes revelações sobre a conduta de Aécio?

Para mim foi uma das mais profundas decepções da minha vida pública. O jornalismo mineiro sabe da minha relação antiga de amizade com o Aécio, apesar de divergências de um tempo para cá incontornáveis. Mas eu ajudei o Tancredo Neves na eleição do Colégio Eleitoral ainda já como deputado estadual, e conheço o Aécio desde então, jovem secretário particular do Tancredo. Para mim, é absolutamente chocante e talvez a maior decepção que já tive na minha longa vida pública.

O senhor acha que o PSDB está perdendo força?

Eu acho que está se percebendo no Brasil a fraude que é.

Durante palestra aos estudantes na UFMG o senhor criticou o embate entre ‘petralhas’ e ‘coxinhas’. O senhor acha que é preciso superar essa polarização? 

O Brasil não cabe dentro dessa ‘miudice’ e isso tem feito muito mal ao nosso país.