Apoie o DCM

Na geladeira: Alcolumbre pretende segurar sabatina de Mendonça até 2023

Alcolumbre e André Mendonça
Sabatina de André Mendonça ainda não foi definida por Davi Alcolumbre e nem deve ser; – (Imagens: Pedro França/Agência Senado | Isaac Amorim/MSP)

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse a aliados que pretende segurar a sabatina do ex-chefe da AGU André Mendonça até 2023. A afirmação veio após o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, negar, nesta segunda-feira (11), um pedido para obrigar o Senado a marcar o debate.

Na prática, Alcolumbre trabalha para que a indicação de Mendonça perca validade e a cadeira na corte seja ocupada por indicado no próximo mandato presidencial. Com informações da CNN Brasil.

Mendonça foi indicado há três meses pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria de Marco Aurélio Mello. A indicação de Mendonça ao STF completa 90 dias nesta quarta-feira (13).

Leia também:

1; Mãe de Medina ataca Yasmin Brunet: “Tenho vídeo dela fazendo chupeta”

2; WhatsApp altera política de conteúdos e permite denúncia de mensagens

3; Com desemprego em alta, Guedes define fim do Auxílio Emergencial

Alcolumbre ironiza Bolsonaro

A ação de Alcolumbre é inspirado no caso de Merrick Garland, indicado a Suprema Corte americana, em 2016. À época, o Senado recusou-se a realizar a audiência de confirmação da indicação de Garland.

A aliados, Alcolumbre tem dito, em tom de ironia, que se Bolsonaro é tão fã dos EUA, que o presidente siga o exemplo daquele país.

A recusa foi alvo de inúmeras críticas, classificada como um flagrante abuso das normas constitucionais. A indicação de Garland perdurou por 293 dias e expirou em 3 de janeiro de 2017, com o final da 114ª Legislatura do Congresso.