Apoie o DCM

Alemanha e Áustria impõem restrições para não vacinados após novo recorde de casos de Covid

Manifestação na Alemanha
Manifestação antivacina na Alemanha.
Foto: JOHN MACDOUGALL (AFP)

A Áustria colocou cerca de 2 milhões de pessoas não vacinadas em bloqueio parcial, enquanto a vizinha Alemanha reintroduziu o teste de coronavírus gratuito. Os dois países enfrentam um aumento de casos de Covid-19 em meio a uma onda de novas infecções em toda a Europa.

Leia também:

1; Pandemia: Queiroga anuncia 3ª dose da vacina para população acima de 18 anos

2; Presidente derrete nas redes e já perdeu 50% das interações com apoiadores

3; Criadora do Enem cobra “apuração jurídica” sobre interferência de presidente na prova

Pessoas não vacinadas na Áustria terão permissão para deixar suas casas apenas para trabalhar, comprar comida ou em situações de emergência.

“Nós realmente não tomamos este passo levianamente, e não acho que deva ser reprimido”, disse à rádio Ö1 o chanceler austríaco Alexander Schallenberg, que classificou a mudança como uma decisão dramática.

“O que estamos tentando é justamente reduzir ao mínimo o contato entre os não vacinados e os vacinados”, disse Schallenberg.

Na Alemanha, um bloqueio semelhante foi imposto na capital, Berlim. Apenas pessoas totalmente vacinadas ou que se recuperaram recentemente da Covid-19 têm permissão para entrar em restaurantes, cinemas e instalações esportivas.

O governo federal também está voltando a fornecer testes gratuitos para o coronavírus.

Com informações da NPR.

 

Alemanha tenta julgar ex-funcionários do nazismo antes que morram

Nos últimos 10 anos, vários ex-funcionários do nazismo vêm sendo julgados na Alemanha.

76 anos após o fim da Segunda Guerra, muitos deles estão prestes a morrer. Mas os promotores alemães tentam julgá-los antes disso.

No fim de setembro, Irmgard Funchner,  ex-secretária do comando das tropas SS de um campo de concentração em Stutthof, tentou fugir do julgamento. Ela foi encontrada no mesmo dia.

Ela é acusada de ter auxiliado 11 mil homicídios.

Os julgamentos de ex-funcionários de campos de concentração nazistas se tornaram possíveis graças a reviravoltas jurídicas e ao surgimento de novas leis para crimes de guerra na Alemanha.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.