Apoie o DCM

“Algumas falas são indefensáveis”, diz historiadora antirracista sobre Karol Conká

Da Coluna de Leo Dias no Metrópoles:

Karol Conká alvo de 23 ações enviadas ao Ministério Público (Imagem: Reprodução / Globo)

Karol Conká está sofrendo um cancelamento inédito na história do Big Brother Brasil. Muito criticada nas redes sociais por seu comportamento no confinamento com os participantes Lucas Penteado e Juliette Freire, a cantora está perdendo trabalhos, além de fãs. Ela teve seu show virtual no Festival Rec-Beat cancelado, a transmissão do programa Prazer, Feminino no GNT suspensa e o contrato com a Avon encerrado.

A coluna conversou com a historiadora antirrascista Carol Sodré para entender que parte do julgamento do público está enraizado no racismo e o quanto as críticas são fundamentadas. “O racismo sempre atravessa tudo. Porém, no caso da Karol, algumas falas realmente são indefensáveis. O que eu vejo ali é uma pessoa que não consegue ter um filtro social e acha válido falar o que pensa sem calcular as consequências, inclusive para ela”, comenta ela.

Perguntada se o local de nascimento e criação da cantora, Curitiba, pode ter contribuído com sua postura mais dura em relação aos outros participantes, a historiadora diz que sim. “Sem dúvidas. Ela mesmo já declarou em entrevistas a ferocidade do racismo que passou durante a infância e adolescência. Esse tipo de situação pode trazer danos irreversíveis para a nossa psique”.

(…)

.x.x.x.

PS do DCM: Neste sábado (6), Karol Conká endossou a fala de Nego Di de que Lucas, também negro, “defende vagabundo”.