Apoie o DCM

Saiba quanto Allan dos Santos ganhou com canal no YouTube

Allan dos Santos - Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Allan dos Santos – Foto: Roque de Sá/Agência Senado

As fake news de Allan dos Santos compensaram financeiramente. Por meio de monetização no YouTube, o blogueiro bolsonarista faturou centenas de milhares de dólares. De agosto de 2019 a agosto de 2021, foram US$ 315 mil. Os repasses, na cotação do dólar atual, totalizam R$ 1,7 milhão, segundo a coluna Painel na Folha.

Os dados foram obtidos através de pedido da Polícia Federal de quebra de sigilos telemáticos e financeiros do bolsonarista. As transferências foram paralisadas há cerca de dois meses, quando o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Luís Felipe Salomão, proibir repasses a páginas bolsonaristas investigadas por fake news.

Leia também:

1 – Viraliza tweet de Alec Baldwin de 2017 sobre “matar alguém por engano”

2 – Com medo, blogueiro bolsonarista impõe condição para se entregar à polícia

3 – Chico Pinheiro não percebe que está ao vivo e constrange jornalistas da Globo

PF diz que Allan dos Santos se vale de “estrutura empresarial extremamente lucrativa”

A Polícia Federal afirma que Allan dos Santos conta com uma “estrutura empresarial extremamente lucrativa, a partir da monetização de conteúdo divulgado pela rede mundial de computadores”. A quebra de sigilo do blogueiro foi solicitada porque, segundo a corporação, ele integra uma organização criminosa “voltada à prática dos crimes de ameaça, incitação à prática de crimes, calúnia, difamação, injúria e outros”.

Investigadores dizem que Allan tem ocultado e dissimulado a “origem, movimentação ou propriedade de valores decorrentes da atividade criminosa, por meio da utilização de serviços de doação das plataformas da rede mundial de computadores”.

Moraes manda prender o bolsonarista Allan dos Santos

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a prisão preventiva do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Além disso, o magistro pediu que Ministério da Justiça inicie imediatamente o processo de extradição. Allan dos Santos está nos Estados Unidos, com o visto vencido.

Moraes ordenou ainda que a Polícia Federal inclua o mandado de prisão na lista da Difusão Vermelha da Interpol, para garantir que Santos seja capturado e retorne ao Brasil. Também foi acionada a embaixada dos Estados Unidos. A decisão de Moraes atende a um pedido da Polícia Federal.