Apoie o DCM

Alunos fazem saudação nazista em sala de aula em Santa Catarina e são suspensos

Manifestante exibe cartaz contra o nazismo em imagem de arquivo da Polônia
Imagem: Getty Images

Uma escola particular de Criciúma, em Santa Catarina, suspendeu nessa quinta (26) alunos do nono ano do Ensino Fundamental que fizeram uma saudação nazista dentro da sala de aula.

LEIA MAIS:

1 – Eduardo Leite e a hipocrisia do PSDB no caso do prefeito que não admite “viadagem”. Por Leonardo Mendes

2 – Hugo Souza: Sócio de Steve Bannon é representante da ‘vacina suspeita da família Bolsonaro’

Saudação nazista

Imagens do momento foram registradas e publicadas nas redes sociais nessa quarta (25). No Brasil, apologia ao nazismo é crime previsto em lei, que condena quem “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular, símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.

A pena determinada pela legislação é de reclusão de dois a cinco anos em regime fechado e multa. O racismo é um crime inafiançável no país. A instituição de ensino informou que os adolescentes confessaram ter praticado a saudação, e divulgou, pelas redes sociais, uma nota repudiando a atitude dos discentes.

Alunos fazem saudação nazista em sala de aula em Criciúma (SC) e são suspensos
Foto
Foto: Twitter/Reprodução

Leia a nota na íntegra:

A Direção da Satc vem publicamente registrar seu repúdio a qualquer ato de apologia ao nazismo. Esclarecemos, ainda, que a situação que envolveu um grupo de alunos de uma turma de nono ano, aconteceu em determinado momento em que os adolescentes fizeram referência a uma simbologia de saudação nazista.

Apologia ao nazismo é crime! Repudiamos e não compactuamos de nenhuma forma com tais atitudes. Deste modo, as providências cabíveis foram tomadas, com a suspensão de alunos, advertências e a realização de uma reflexão sobre o nazismo e o quanto esse regime foi pavoroso para a história humana. 

Finalizamos Lembrando que somos uma instituição de ensino que tem como missão, transformar a vida das pessoas por meio da educação e seguiremos firmes neste propósito.

Com informações de O Tempo.