Apoie o DCM

Quem é o possível substituto de André Mendonça e que se descreve como “terrivelmente pecador”

Humberto Martins é presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foto: Gustavo Lima/STJ
Humberto Martins é presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foto: Gustavo Lima/STJ

Com a dificuldade da nomeação de André Mendonça para o Superior Tribunal Federal (STF), outros nomes são cotados para serem indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no lugar. Mendonça foi indicado em 13 de julho e está, até agora, aguardando a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, presidida pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), marcar a sabatina.

O nome mais cotado, no caso da primeira indicação de Bolsonaro não vingar, é o do atual presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, que se diz “terrivelmente pecador”.

A frase é em referência a promessa de Bolsonaro a líderes evangélicos, durante a campanha de 2018, de indicar um ministro “terrivelmente evangélico” para o STF.

Assim como André Mendonça, Humberto Martins é evangélico.

Leia mais:

1. Em primeiro evento com ministro Luiz Fux após 7 de Setembro, Jair Bolsonaro diz ter muitos amigos no Judiciário

2. Eduardo Leite tenta se defender de voto a Bolsonaro no segundo turno de 2018: “Vão culpar todos?”

3. Partido espanhol de extrema direita articula aliança anticomunista na América Latina, com Eduardo Bolsonaro e Keiko Fujimori

“Eu sou evangélico, mas com certeza eu sou terrivelmente pecador, porque eu olho para a cruz e peço a Deus que perdoe meus pecados. No momento em que eu digo que sou terrivelmente evangélico, se eu fosse realmente terrivelmente, eu não seria terrivelmente evangélico, eu seria fervorosamente evangélico, porque o evangélico é maravilhoso”, disse Humberto Martins à jornalistas nesta quarta-feira (20), após participar de um evento com Bolsonaro, no Palácio do Planalto.

Ele está no STJ desde 2006, tendo sido nomeado pelo ex-presidente Lula (PT), e é presidente da Corte desde agosto de 2020. Humberto Martins tem 65 anos e é da Igreja Adventista.

Com informações do site Metrópoles