André Singer defende PT na frente ampla contra Bolsonaro: “lulismo voltou com força”

As jornalistas Mariana Caetano e Roberta Vassallo entrevistaram o cientista político André Singer no Estado de S.Paulo. Singer falou sobre a volta do lulismo, além da necessidade da esquerda na frente ampla pelo impeachment de Bolsonaro.

LEIA MAIS:

1 – Tico Santa Cruz quer constranger petistas a comparecer a ato do MBL cujo mote é “Nem Lula, nem Bolsonaro”

2 – Corretora de imóveis acionada por débito no IPTU, vice de Mamãe Falei em 2020 quer conselho do Ibirapuera

Lulismo de volta na frente ampla

A união em torno da frente ampla pode ser atropelada pela disputa eleitoral?

A esta altura, considerações de natureza estritamente eleitoral deveriam ficar em segundo plano diante de um processo autoritário que não devemos subestimar. Como essa frente demorou e não está ainda constituída, está se confundindo com a situação eleitoral, o que a atrapalha. É fundamental não cobrar das forças políticas o que fizeram antes, porque estiveram divididas no impedimento da ex-presidente Dilma Rousseff. Embora historicamente isso tenha de ser discutido, o fato é que agora há um objetivo maior que pode unificar, de defesa da democracia.

O PT e outras forças estão maduras para uma frente democrática?

Acredito que sim. O “superpedido” de impeachment, por exemplo, juntou num mesmo palanque a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e Kim Kataguiri, do Movimento Brasil Livre, um dos pilares do impeachment de Dilma, com respeito e harmonia dentro de forças que são em outros sentidos opostas, mas dispostas a disputar democraticamente e aceitar os resultados. Talvez, neste domingo, ainda não seja possível.

O que falta para essa frente existir de fato?

O que falta é tempo para que isso amadureça e resulte em um grande movimento popular a favor do impeachment e da democracia. O setor que apoia Bolsonaro existe e demonstrou que está disposto a se mobilizar, mas é minoritário; 75% dos brasileiros querem democracia e precisam demonstrar isso em manifestações pacíficas com o tamanho que essa vontade tem. Cabe às forças políticas e movimentos sociais permitirem essa manifestação por meio da sua própria organização”.

(…)

A anulação das condenações de Lula pode beneficiar o PT eleitoralmente, ou a projeção tem a ver mais com Lula? Como fica a estruturação do partido para as eleições? 

O lulismo voltou com força. As pesquisas estão mostrando que ele está canalizando a insatisfação com o governo Bolsonaro e que a sua base entre eleitores de menor renda concentrada no Nordeste se refez. No entanto, falta muito para uma campanha que não sabemos como vai acontecer, porque está misturada com este processo que quer melar as eleições. Guardadas essas ressalvas, hoje Lula é imbatível e pode inclusive ganhar no primeiro turno. Mas lulismo e petismo são coisas distintas. A associação entre Lula e o PT existe e o partido tende a ser beneficiado, mas não na proporção exata da força que a liderança de Lula tem.

Há espaço para uma terceira via?

Espaço técnico há, porque à medida que Bolsonaro vai perdendo apoio, abre-se um espaço no meio. O problema é que o que está no meio não tem conseguido encontrar um candidato viável. Cito o professor Eduardo Giannetti, que disse que a terceira via precisa de um candidato que fale com a população. A liderança faz diferença em certos casos. Talvez o que mais se aproxime dessas condições seja o ex-ministro Ciro Gomes, que nunca teve desempenho extraordinário, mas já disputou várias eleições e tem eleitorado. No entanto, é uma personalidade que muitas vezes divide em lugar de agregar”.

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Presos pelo sequestro de advogada desviaram R$ 3 milhões para o Paraguai

O suspeitos presos pelo envolvimento no sequestro da advogada Anic de Almeida Peixoto Herdy (55)…

43 minutos ago

Idosa de 60 anos é agredida e tem casa incendiada pelo neto

Uma idosa de 60 anos foi agredida e teve sua casa queimada por seu neto,…

1 hora ago

Mãe e filha de 3 anos sobrevivem após carro despencar em ribanceira

No último domingo (19), uma mulher de 29 anos e uma criança de 3 anos…

2 horas ago

Entenda o que é leucemia autoimune, “doença incurável” de Susana Vieira

A atriz Susana Vieira revelou que enfrenta uma doença incurável desde 2015, uma leucemia autoimune,…

2 horas ago

Influenciador bolsonarista diz que Rayssa Leal, de 16 anos, “já virou mulher”

O influenciador bolsonarista Raiam Santos está sendo detonado nas redes sociais após fazer uma publicação…

2 horas ago

Adolescente diz à polícia que matou família após ser proibido de usar celular

O adolescente de 16 anos que matou os pais adotivos a tiros na zona oeste…

3 horas ago