Apoie o DCM

Após censura, “O Avesso da Pele” vira leitura obrigatória no vestibular da UFRGS

Capa do livro O Avesso da Pele
Capa do livro O Avesso da Pele – Divulgação

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) anunciou nesta quinta-feira (28) a relação dos livros essenciais para o vestibular de 2025.

Quatro obras foram selecionadas para compor a lista obrigatória. São elas: “Niketche: Uma História de Poligamia”, de Paulina Chiziane, “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório, “Mas em Que Mundo Tu Vive”, de José Falero e uma seleção de canções de Lupicínio Rodrigues.

O livro de Tenório gerou discussões recentes, especialmente nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, de acordo com a Folha de S.Paulo. No último mês, uma diretora de escola e o vereador Rodrigo Rabuske (PRD) levantaram questionamentos sobre a obra, destacando seu conteúdo sobre questões raciais e o modo como descreve cenas de intimidade, considerando-as inapropriadas para adolescentes do ensino médio.

Como resultado, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) determinou a retirada de exemplares do livro das escolas estaduais no Paraná, e medidas semelhantes foram adotadas em estados como Mato Grosso do Sul e Goiás. Essas ações provocaram reações de artistas e personalidades nas redes sociais, que acusaram os governos estaduais de praticarem censura.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link