Apoie o DCM

App da TV Bolsonaro coleta dados, ao contrário do que o desenvolvedor disse à Apple

Veja o Bolsonaro TV
App da TV Bolsonaro coleta dados, ao contrário do que o desenvolvedor disse à Apple. Foto: Reprodução

Vereador Carlos Bolsonaro, filho 02 de Jair Bolsonaro (sem partido), lançou neste sábado (6) nas redes sociais o aplicativo Bolsonaro TV na loja da Apple, destinado a reunir num único app o que o pai, ele e seus irmãos postam em diferentes redes sociais. Na App Store, onde quem tem iPhone pode baixar o aplicativo, consta que o app não coleta dados do usuário. Mas o próprio app admite, em sua política de privacidade, que tem acesso a dados técnicos dos dispositivos em que está instalado.

LEIA MAIS:

1 – Serra toma decisão sobre seu futuro político e manda recado a PSDB

2 – Jornalista da Folha que atacou Marília Mendonça é o que chamou Dilma de “zumbi”

3 – Aras não pretende indiciar Bolsonaro e manda recado duro a deputados

Desenvolvedor mentiu para a Apple

Segundo Guilherme Amado no Metrópoles, na política de privacidade, documento em que os aplicativos têm que detalhar as informações coletadas, o desenvolvedor, Rogério Cupti, diz coletar “especificações, configurações, versões de sistema operacional, tipo de conexão à internet e afins”. Para a Apple, Cupti deu outra versão.

“O desenvolvedor, Rogério Cupti, indicou que as práticas de privacidade do app podem incluir o gerenciamento de dados conforme descrito abaixo”, diz texto da loja da Apple, na seção “Privacidade do app”, que detalha esse tipo de informação. Na sequência, em destaque, a Apple informou: “Dados não coletados. O desenvolvedor não coleta nenhum dado”.

De acordo com Cupti, a própria Apple teria checado que não há nenhuma coleta e comprovado a veracidade disso. Mas não é isso que a Apple afirma nas informações sobre privacidade do app repassadas por Cupti: “Essas informações não foram verificadas pela Apple”.

Segundo Carlos Affonso Souza, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), um dos mais respeitados centros de estudos do tema no Brasil, essa coleta de dados do app é comum no mercado e de fato ajuda o aplicativo a funcionar corretamente. O problema, diz Souza, é a informação não ser exibida na loja de aplicativos.

“O problema é existir um descompasso com a página de download do app, que diz que não coleta dado nenhum. No app, você pode compartilhar as publicações em suas redes sociais. Seria importante que o desenvolvedor indicasse se ele guarda ou usa essas informações de alguma maneira”, explicou o diretor do ITS Rio.

Desenvolvedor do aplicativo afirmou que não coleta dados, o que seria comprovado pelo selo da Apple de “Dados não coletados”. Cupti criticou a conduta da Apple: “É meio esquizofrênico (contraditório) por parte deles. Com certeza absoluta o app não coleta dados. Não há cadastro de usuário, não há cookies, não há nenhum tipo de retorno e não há banco de dados”. Entretanto, a forma com que a Apple presta essas informações aponta que esse selo se baseia apenas na afirmação do desenvolvedor, e não numa eventual verificação, o que a Apple deixa claro que não faz.

PS do DCM: Existiu um outro aplicativo chamado TV Bolsonaro, lançado em 2018. Mas a desenvolvedora dele era outra: a suspeita IP.TV.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.